quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O mundo encantado de FHC II

Também do Blog do ONIPRESENTE.
"Você pode não dizer que está indo de mal a melhor. Mas está indo de mal a menos mal". FHC - Abril de 2000





Em abril 2000, após seis anos de vigência do Plano real de FHC, cabo eleitoral que fez o Príncipe do Neoliberalismo derrotar LULA POR DUAS VEZES, e que foi incapaz de transformar a estabilidade de preços em prosperidade para a maioria,
Fernando Henrique Cardoso fez o discurso de abertura num evento promovido pelo BNDES , que acabou dando o tom da reunião. Nele não faltaram gráficos e tabelas para tentar mostrar como a preocupação social do governo tornou o Brasil melhor.

Para o presidente, naquele ano de 2000 e sem conhecer a gestão LULA, o Brasil evoluiu, apesar da alta taxa de desemprego, do alargamento do abismo de renda, do custo absurdo do crédito, da explosão das contas públicas e do crônico desequilíbrio das contas externas. Baseado num relatório de 35 páginas, ele mostrou ao auditório lotado de economistas e empresários, que o percentual de pobres caiu de 44,2% antes do Plano Real para 32,7% em 1998. Destacou ainda a redução do analfabetismo, a retomada do crescimento industrial e o aumento da renda familiar. E então cunhou a frase da semana: "Você pode não dizer que está indo de mal a melhor. Mas está indo de mal a menos mal". Depois de quase uma hora e meia de palestra, FHC havia pavimentado o terreno para que o ministro Pedro Malan demonstrasse seu interesse pelas classes menos favorecidas e a pobreza. "É um problema dramático, que deveria incomodar mais as nossas elites", disse o ministro.

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/143/economia/eco143_04.htm

Nenhum comentário: