segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vítimas das enchentes e autoridades são reprimidas com cassetetes e gás pimenta pela PM, frente a prefeitura

Do Blog do FAVRE.

MARINA NOVAES – da Folha Online

Cerca de 200 manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar e com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) na tarde desta segunda-feira durante protesto contra os alagamentos que atingem ao menos sete bairros da zona leste de São Paulo. A manifestação ocorre em frente ao prédio da prefeitura, no centro da cidade. Por volta das 15h50, os manifestantes permaneciam no local.

De acordo com a PM, o conflito ocorreu porque os manifestantes se recusaram a respeitar o cordão de isolamento imposto pela polícia.

A polícia afirma não ter informações sobre feridos ou detidos. Já os manifestantes afirmam que os policiais usaram cassetetes e gás de pimenta.

Segundo o vereador José Américo (PT), entre os agredidos estão o deputado federal Carlos Zarattini e o vereador José Ferreira, o Zelão (PT). Américo afirma que pretende entrar com uma representação contra o major da PM Marcos Antonio Rangel Torres, comandante da operação, “por incompetência e insensibilidade em relação ao protesto”.

“Colocaram uma pessoa totalmente despreparada para lidar com uma manifestação onde já se sabia que as pessoas estariam exaltadas”, afirmou.

O comandante negou que tenha dado ordem para que fossem usados cassetetes e gás de pimenta, mas admitiu o “uso isolado” de armas não letais para conter o tumulto. “A PM não tinha ordem para usar gás de pimenta contra ninguém. Se houve exagero, isso será apurado pela Polícia Militar”, disse à Folha Online.

Água suja e nariz de palhaço

A zona leste está em estado de calamidade pública desde a semana passada devido aos alagamentos. Entre os bairros afetados pela medida estão Jardim Romano, Chácara Três Meninas, Vila das Flores, Jardim São Martino, Jardim Novo Horizonte, Vila da Paz, Jardim Santa Margarida, Vila Seabra, Jardim Noêmia, Vila Aimoré, Vila Itaim e Jardim Pantanal. Áreas estão inundadas desde o temporal do dia 8 de dezembro.

Para o protesto desta segunda, moradores levaram garrafas com água da enchente e despejaram em frente ao prédio da prefeitura. Os manifestantes usam nariz de palhaço, buzinas e exibem cartazes de protesto.

Por volta 15h15, uma comissão formada por cerca de 20 representantes dos manifestantes entraram na prefeitura para apresentar as reivindicações. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) não estaria no prédio.

Chuvas

Em todo o Estado de São Paulo, as chuvas também causam problemas. De acordo com o último balanço da Defesa Civil, 46 cidades estão em situação de emergência e 74 pessoas morreram. Além disso, mais de 27 mil pessoas já tiveram que deixar as suas casas.

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , , , , , Voltar para o início

Nenhum comentário: