sábado, 19 de março de 2011

Estados Unidos vão lançar operação de espionagem na internet

As forças armadas dos Estados Unidos iniciaram uma operação internacional de espionagem no ciberespaço, que tem como alvo usuários de redes de mídia social e outros tipos de sites na Internet que, segundo eles, encoragem o sentimento anti-estadunidense.


Vermelho / Press TV

Com o propósito de viabilizar a operação no ciberespaço, o Comando Central dos EUA (Centcom) adquiriu um software desenhado para criar e controlar falsos perfis, feito pela empresa californiana Ntrepid, segundo denunciou o blog The Huffington Post na última quinta-feira (17).

O software permite a cada usuário criar e ter o comando de 10 personas. Cada persona tem "história, dados, detalhes de vida e suas presenças no meio virtual são consistentes tecnicamente, culturalmente e geográficamente".

Os usuários que controlam as personas falsas podem permanecer ocultos de vários modos, inclusive alterando os protocolos de identidade na internet (IP) a cada vez que acessarem o software e a cada vez que transmitirem ou receberem dados, a partir dos computadores do Centcom.

A operação de espionagem cibernética propiciará a criação de personas falsas, conhecidas como sock puppets, para que pareçam pessoas reais enquanto monitoram blogs de discussão, fóruns e outros meios de discussão.

De acordo com o comandante do Centcom, James N. Mattis, o projeto procura "investigar e desmontar redes de recrutamento e treinamento de terroristas; negar espaços seguros para nossos adversários e conter a ideologia e a propaganda extremista".

Ao mesmo tempo, o spyware não poderá ser utilizado nos Estados Unidos ou por empresas americanas ou também por empresas que controlem redes sociais como o Facebook ou o Twitter, diz o chefe do Centcom.

"Nós não temos como objetivo os usuários americanos nem faremos essas atividades em sites cujos donos sejam empresas americanas", disse Bill Speaks, porta-voz do comandante do Centcom.

No Brasil, um caso célebre de falsa identidade envolveu em 1999 o empresário Ricardo Mansur e o banco Bradesco. Após haver perdido uma linha de crédito milionária do banco, Mansur começou a divulgar e-mails alarmistas pela internet onde alardeava o risco de quebra da instituição financeira e atentava contra a honra de seus diretores.

Mansur foi descoberto pelo delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva da Polícia Civil de São Paulo e sua equipe, através do rastreamento do IP da máquina usada por ele.”

Nenhum comentário: