terça-feira, 15 de março de 2011

VAMOS MOSTRAR AO POVO BRASILEIRO QUE AÉCIO NEVES É O NOVO COLLOR.COM AÉCIO VOLTARÍAMOS AO SÉCULO XVIII

PARTIDOS
Cúpula simpática a Aécio
Novos caciques do DEM integram grupo que militava pela candidatura do senador tucano à Presidência da República
» Alessandra Mello
Daniel Ferreira/CB/D.A Press - 6/10/10
Aécio Neves ao lado de Rodrigo Maia: costura tecida para pacificar o Democratas tende a fortalecer o nome do político mineiro na sucessão de 2014
A nova direção do DEM tem uma vocação majoritariamente simpática a uma possível candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República em 2014. O segundo cargo mais importante na direção da legenda vai ser ocupado por um “aecista” de primeira linha, o deputado federal Marcos Montes, que foi secretário de estado durante a administração do tucano em Minas Gerais. O futuro presidente do DEM, senador José Agripino (RN), também é ligado à cúpula aecista do Democratas.

Um detalhe da composição dessa nova executiva do DEM, que será empossada sem disputa, é que Montes foi indicado pelo grupo ligado ao ex-senador Jorge Bornhausen (SC)— até ano passado um dos defensores da candidatura presidencial do ex-governador de São Paulo, José Serra, em detrimento do nome de Aécio. Além de Montes, o grupo do ex-senador indicou o ex-vice-presidente da República Marco Maciel (PE) para a Presidência do Conselho Político e também o ex-deputado Saulo Queiroz (MS) para permanecer como tesoureiro da legenda.

O novo comando é resultado de uma costura interna para tentar pacificar a legenda, dividida entre o grupo de Bornhausen e a turma liderada pelo atual presidente, o deputado federal Rodrigo Maia (RJ). Agripino assume com discurso conciliador, tendo como principal missão aparar arestas. Apesar de sua indicação ter sido aceita por Bornhausen, ela foi construída com apoio de Maia e uma mãozinha de Aécio. O senador trabalhou com Maia para eleger ACM Neto (BA) para a liderança da bancada Democrata na Câmara dos Deputados. Além de virar votos a favor do baiano, Aécio articulou para que Montes desistisse da disputa em favor de ACM Neto, vitória que abriu o caminho para a escolha de Agripino para o comando nacional do DEM.

A aliança do DEM em torno do projeto de Aécio Neves para a Presidência é vista como tão sólida que alguns integrantes da cúpula do partido já admitem, ainda que timidamente, sacrificar o desejo de concorrer ao governo estadual para disputar a prefeitura, se forem convencidos de que esse movimento ajudará a consolidar o nome do tucano em todo o país. Na avaliação de grande parte dos integrantes do DEM, o partido demorou muito para se organizar em 2010 e, por isso, não teve poder de barganha com o PSDB. Agora, ainda segundo eles, essa antecipação permitirá um diálogo melhor com os tucanos.

Defesa
Dentro do DEM, Maia sempre foi um dos principais defensores do lançamento do nome de Aécio no lugar de Serra. Ano passado, no período de pré-campanha, ele tentou pressionar o PSDB a indicar Aécio, mas foi derrotado pelo grupo de Bornhausen, que contava com o apoio do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, já de malas prontas para deixar o DEM. Sua saída contribui para o fortalecimento da posição pró-Aécio no partido.

“A grande maioria do DEM é a favor de Aécio. Foi Rodrigo Maia quem, maliciosamente, criou essa história de grupo pró-Aécio e grupo pró-Serra. Minha indicação é a prova de que há uma unanimidade da legenda em torno de seu nome para as próximas eleições”, afirma Montes. Segundo ele, o partido passa por uma “grande provação”, que começou com as denúncias contra o ex-governador do DF José Roberto Arruda, e que se agravou com a derrota de Serra e a debandada de Kassab e sua turma. Para ele, a recuperação do papel do DEM como um importante partido de oposição ao governo Dilma Rousseff passa por uma candidatura forte em 2014.

Nenhum comentário: