sexta-feira, 30 de março de 2012

Elio Gaspari: PATRULHA E CENSURA [TUCANA NA MÍDIA]


Por Elio Gaspari:

“Diga qual foi a publicação onde aconteceu isso:

Tendo publicado em seu site uma resenha favorável a um livro, ela foi denunciada pela direção de um partido político [PSDB] e daí resultaram os seguintes acontecimentos:

1) A resenha foi expurgada.

2) O autor do texto foi dispensado.

3) Semanas depois o editor da revista foi demitido.

Isso aconteceu na revista "História", o livro resenhado foi "A Privataria Tucana", a denúncia partiu do doutor Sérgio Guerra, presidente do PSDB. O jornalista dispensado foi Celso de Castro Barbosa e o editor demitido foi o historiador Luciano Figueiredo.

Em nove anos de poder, não há registro de que o comissariado petista com suas teorias de “intervenção na imprensa” [conforme acusa a mídia e a oposição] tenha conseguido desempenho semelhante [a tal acusada “intervenção” é somente debate sobre regulações existentes nos países desenvolvidos, para eventual implantação no Brasil, onde a imprensa atualmente não tem qualquer regulação].

A revista é editada pela “Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional”, [sociedade privada] que pouco tem a ver com a administração da veneranda instituição. No episódio, sua suposta amizade [de quem com quem?] ofendeu a ideia [do PSDB? de Sergio Guerra?] de ‘pluralidade essencial às bibliotecas’.[e das revistas privadas!?!]”

FONTE: escrito por Elio Gaspari e publicado na “Folha de São Paulo”  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/33866-a-cachoeira-de-demostenes-torres.shtml) [Título, imagens do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].[Ver sobre o assunto a postagem imediatamente acima]

Nenhum comentário: