quinta-feira, 29 de março de 2012

A herança maldita das propinas da Alstom aos tucanos: Governo Alckmin deixa passageiros de trens a pé e ainda joga bombas neles

Por volta das 7h desta quinta, um defeito no sistema de alimentação elétrica dos trens metropolitanos na região da Estação Luz paralisou esse transporte na Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa do governo paulista.
Alguns passageiros desceram da composição e seguiram a pé pelos trilhos. Segundo a CPTM, a energia teve que ser interrompida como medida de segurança.

Revoltados com a pane, usuários protestaram, atacando instalações das estações Francisco Morato e Caieiras, na Grande São Paulo. 

A Polícia Militar jogou bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo contra os passageiros, para conter a revolta.
Como se diz no ditado popular "depois da porta arrombada, o governador Alckmin anunciou que providenciará a fechadura", pois após deixar passageiros sem transporte para ir ao trabalho e ainda sob bombas de gás lacrimogêneo, o governador anunciou verbas para instalar subestações de energias.

A raiz do problema tem nome e endereço: desde 2008, Alckmin e Serra abafam CPI sobre propinas da Alstom

Se o dinheiro da propina paga aos tucanos por multinacionais como Alstom e Siemens, por contratos superfaturados com a CPTM (ver vídeo abaixo), tivesse sido aplicado em obras e equipamentos, sem desvios para contas na Suiça, a situação não chegaria a esse ponto.
 


Reportagem de fevereiro de 2011, onde já aparece testemunha do esquema de corrupção. Governador Alckmin e o ex-governador José Serra abafaram denúncias e usaram o rolo compressor na Assembléia Legislativa para impedir CPI das propinas da Alstom e Siemens a tucanos, que vieram ao conhecimento público desde 2008 em reportagem do Wall Street Journal.


Leia também (inclusive o repórter Eduardo Faustini do "Fantástico"... que tal ele se infiltrar no Metrô paulista e na CPTM para apurar propinas em licitações combinadas?):

- Contrato da Siemens com CTPM tinha 30% a mais, em propinas para tucanos paulistas, diz testemunha

- Justiça pede sequestro de dinheiro de propina bloqueado na Suíça

Nenhum comentário: