quinta-feira, 29 de março de 2012

"O cara" vence câncer e volta para continuar a luta por um país melhor


Lula anunciou ao Brasil sua vitória pessoal contra o câncer e sua disposição de voltar ao palco político e continuar sua batalha mais dura e longa: a construção de um Brasil melhor e mais justo

Lula anuncia que retorna à política 'após ter vencido o câncer'
São Paulo, 28 mar (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que, 'após ter vencido o câncer', retorna à vida política porque 'o Brasil precisa continuar crescendo, precisa continuar se desenvolvendo'.

'Recebi a notícia mais importante que qualquer ser humano pode receber', declarou Lula em um vídeo gravado hoje mesmo, depois que os médicos não encontraram 'tumor visível' na laringe de Lula, que foi diagnosticado com a doença em outubro do ano passado.

Nas imagens, divulgadas por sua assessoria de imprensa, Lula agradece a Deus, à família, à dedicação da esposa Marisa, aos médicos e a todos os funcionários do Hospital Sírio Libanês, onde foi tratado, e de forma especial à presidente Dilma Rousseff, que também enfrentou um câncer, no sistema linfático.

'Com a sua experiência de ter vencido o câncer também, foi um alento, a cada vez que conversava comigo dizia: 'Força, presidente, que o senhor vai vencer', lembrou Lula.

Também agradeceu à 'força' que disse ter recebido 'de todo o povo', assim como à 'solidariedade' de 'todos aqueles que acreditam no futuro' do país.

Após ser diagnosticado com câncer em outubro, Lula foi submetido até dezembro a um ciclo de quimioterapia que reduziu em 75% o tumor maligno de três centímetros que os exames mostravam na laringe.

Os médicos complementaram o tratamento com 33 sessões de radioterapia, que começaram no último dia 4 de janeiro e concluíram no final de fevereiro, e cujo objetivo era eliminar os resíduos do tumor.

Apesar do sucesso do tratamento, Lula, que perdeu cerca de 10 quilos, teve que permanecer hospitalizado uma semana no início deste mês por uma pneumonia que seus médicos consideraram como uma reação normal em um paciente com o sistema imunológico enfraquecido.

Segundo um boletim médico divulgado hoje, o ex-presidente foi submetido a exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia que mostraram a 'ausência de tumor visível'.

Os médicos disseram que o ex-governante poderia normalizar suas atividades em 30 dias, mas logo após deixar o hospital, Lula seguiu diretamente para o Instituto Cidadania para gravar a mensagem.

Embora não tenha esclarecido como será seu retorno à política, o PT conta com sua participação nas campanhas de muitos de seus candidatos para as eleições municipais de outubro.

Agência EFE

Nenhum comentário: