sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Celso de Mello se vai (tarde). Vem outro “técnico” pro lugar ?

 
Do Conversa Afiada - Publicado em 11/01/2013
A Presidenta deveria imaginar o que teria acontecido na Venezuela se os Chinco Campos estivessem no STF.


Saiu no Globo, na seção de Ilimar Franco:

Dizem por aí


O ministro do STF Celso de Mello está avisando aos colegas do Supremo e amigos que deixará o órgão no primeiro trimestre deste ano. Ainda longe da aposentadoria compulsória (ele tem 67 anos), tem dito que está cansado, com problemas de saúde, e precisando de um tempo para si. Mello é o mais antigo ministro do STF. Está no cargo desde 1989.
NAVALHA 

Confirma-se, portanto, a hipótese de o voto de desempate – 5 a 4 – de Celso de Mello sobre a quem caberia cassar o Genoíno – se o Supremo ou a Câmara – ter sido, de fato, um canto de cisne.

Foi um “como eu quero ser lembrado”.

Foi ali que ele invocou a paternidade de Chico Campos – clique aqui para conhecer os Chinco Campos – e se valeu de um bote salva-vidas que o Gilmar Dantas (*) lhe lançou.

Não fosse o Gilmar, o decano não teria como desvencilhar-se das cordas: ele mesmo, Celso de Mello, tinha decidido, antes, sem o PiG (**), que, segundo o mesmo artigo 55 da Constituição, uma Câmara de Vereadores é que poderia cassar um vereador.

Lamentavelmente, o decano vai pra casa sem decidir sobre aquela ação que considera a posse da TV Globo em São Paulo um ato de apropriação indébita, realizada com a falsificação de assinaturas.

Em julho, quem vai para casa é o brindeiro Gurgel, que acaba de ser desmascarado pelo Dirceu, e anuncia existir um esquema “mais amplo” que o mensalão (o do PT) – o que, na verdade, significa que ele vai para cima do Lula.

Portanto, é grave a responsabilidade da Presidenta Dilma.

Escolher o sucessor do trânsfuga Ayres Britto, aquele que tinha o controle do Tempo e fez coincidir o julgamento do mensalão com a eleição do Haddad.

Ela tem que escolher o sucessor do Celso de Mello e do Gurgel, o brindeiro.

Portanto, Dilma pode ter um Procurador menos ligado à Casa Grande e seus capatazes e construir a maioria do Supremo.

Porque, como se sabe, e demonstrou em excelente artigo o Márcio Félix, o Supremo não é lugar de “técnicos”.

(Nem o lugar de “técnico” da seleção é de apolíticos …)

A Presidenta não precisa escolher um Procurador Geral da lista tríplice do Gurgel.
Com lista ou sem lista, o Farol de Alexandria sempre escolhia o brindeiro.

E olha que o FHC era um especialista em escolher “técnicos” – Gilmar Dantas (*), brindeiro, Ellen Gracie (a da súmula vinculante “Dantas não é Dantas, mas Dantas”) e o Nelson Johnbim, aquele da babá eletrônica que, com a ajuda do Gilmar, fulminou o ínclito delegado Paulo Lacerda.

Se tem uma coisa de que o FHC entende é de técnica.

(Inclusive da técnica de ser massacrado pela BBC.)

A Presidenta deveria imaginar o que teria acontecido na Venezuela, se os Chinco Campos (***) estivessem na Suprema Corte .

O Capriles sentava-se na cadeira e, em uma semana, desfazia, no Supremo, tudo o que Chávez fez pelos pobres da Venezuela.

E o novo Ministro da Fazenda, Jack Lew, acumularia os afazeres em Washington com os de Caracas.

É tão simples quanto isso.

O legado de Lula e Dilma não dura uma semana num Governo Capriles – e numa Suprema Corte técnica.


Em tempo: a Presidenta também poderia se perguntar: e se não houvesse uma tevê estatal, forte, competitiva, na Venezuela … Onde estaria o Maduro, hoje ? Na Ilha do Diabo, na mesma cela do Dreyfus.

Em tempo2: é bom levar o Ilimar a sério. Foi ele quem disse que a Dilma tinha mandado a Ley de Meios do Franklin para a mesma gaveta em que o Fernando Henrique depositou as quatro do Serjão: ou seja, no Quinto dos Infernos.

.

Paulo Henrique Amorim



(*) Clique aqui para ver como eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele. E não é que o Noblat insiste em chamar Gilmar Mendes de Gilmar Dantas ? Aí, já não é ato falho: é perseguição, mesmo. Isso dá processo…

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(***) Ao proferir seu Canto do Cisne e ameaçar o Presidente da Câmara com a cadeia, o decano Celso de Mello citou Chico Campos, o redator da “Polaca”, a Constituição ditatorial de 1937. Em homenagem a ele e a Chico Campos, o Conversa Afiada passa a referir-se aos Cinco Constituintes do Supremo – Celso de Mello, (Collor de) Mello, Fux, Barbosa e Gilmar – como os “Chinco Campos”. E lembra que Rubem Braga, quando passava de bonde pela Praia do Flamengo e via acesa a luz do apartamento do Chico Campos, dizia: “Quando acende a luz do apartamento do Chico Campos há um curto-circuito na Democracia”.

Nenhum comentário: