quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como desmoralizar o governo federal utilizando a bolsa de valores

Estratagema montado por um grupo de instituições financeiras com a participação da chamada "mídia especializada" usam as operações de "short selling", para denegrir a imagem do governo no plano nacional e internacional, promovendo a falsa ideia de crise econômica.

Como desmoralizar o governo federal utilizando a bolsa de valores
Limpinho & Cheiroso - 08/07/2013
O que está por trás do aluguel de açõ
es? A credibilidade do Governo federal e acionistas minoritários são os principais prejudicados.
Amadeu Leite Furtado, texto recebido por e-mail
O que é o short selling?
Short selling é uma estratégia especulativa no mercado de ações composta por duas operações: uma operação de aluguel de um respectivo titular (mediante uma taxa de aluguel) com a subsequente venda do mesmo ativo, ou seja, aluga-se a ação de um investidor para em seguida vendê-la. A aposta é comprar o ativo numa data futura, com o preço mais baixo e, dessa forma, ganhar com a queda do preço, devolvendo-a a seu titular original auferindo ganhos, já descontados os custos da transação.
As operações de aluguel de ações são feitas dentro do ambiente de negociação e liquidação da BM&FBovespa e cujos limites e regras para sua realização são estabelecidas pela própria Bolsa, de acordo com Instrução CVM 441/06, podendo ser realizada por um prazo mínimo de um dia útil.
Apesar de a operação ser considerada promovedora de liquidez conforme explicado pelos experts do mercado, da forma como vem ocorrendo, ela está se tornando extremamente danosa para o mercado de ações deteriorando os preços e reduzindo o valor do mercado acionário.
Mas o que se quer realmente com isso? Apenas uma estratégia operacional que visa ganhar no mercado long short ou promover o derretimento do mercado de ações nacional para desacreditar a política econômica governamental? É o que explicamos nesse artigo.
Crise! Mas que crise?
Acreditamos que por traz das operações de short selling está um estratagema montado por um grupo de instituições financeiras com a participação da chamada mídia especializada [sic] e da BM&FBovespa para denegrir a imagem do governo no plano nacional e internacional, promovendo a falsa ideia de crise econômica, atingindo o principal indicador, o mercado de ações, referência de saúde econômica do País. Assim, o que é uma operação especulativa traz consigo uma intenção perversa de prejudicar a política governamental gerando um clima de fracasso econômico em que o principal benchmark (o Índice BM&FBovespa) entrou em processo de colapso (derretimento).
O curioso é que esse tipo de estratégia foi feito contra o Brasil no final dos anos de 1990 por um banco brasileiro no exterior com os chamados bradies bonds para forçar ao governo da época a desvalorização da cotação do dólar. Esse banco já não existe mais, porém sua estratégia parece estar sendo repetida cuja intenção de gerar um clima de caos no ambiente econômico.
Como desmoralizar o governo

Nenhum comentário: