sábado, 28 de setembro de 2013

JOAQUIM BARBOSA E A PRISÃO DA JORNALISTA DO ESTADÃO - VIOLÊNCIA MUITO MAL EXPLICADA


É possível que o Ministro Joaquim Barbosa não tenha nenhuma relação "direta" com a prisão, aparentemente arbitrária e injustificável, da correspondente do Jornal O Estado de São Paulo nos Estados Unidos, fato ocorrido na Universidade Yale. Algumas observações se fazem necessárias, tendo em vista o absurdo que envolve o fato, caso é claro, tenha tudo acontecido como a senhora Claudia Trevisan diz.

Primeiro, um evento como o 
Seminário Constitucionalismo Global 2013, promovido por uma das mais renomadas Universidades dos Estados Unidos, contando com convidados até de outros países, ser "fechado à imprensa" é algo por si só inusitado.

Depois, não se tem notícia de que o Ministro Joaquim Barbosa intercedeu pela jornalista, profissional brasileira, que havia inclusive feito contato com ele, lhe informando que o aguardaria do lado de fora do evento para tentar uma entrevista. Se o ministro soube da prisão, e aí está uma questão chave da história, ele tinha obrigação de acompanhar o fato, se não soube, Joaquim Barbosa deveria protestar de forma veemente.

Ficam ainda no AR, algumas perguntas, além das que são formuladas pelo jornal, na tentativa de entender o que há com os ESTADOS UNIDOS. Que polícia americana é essa, que algema uma pessoa perfeitamente identificada, desarmada, sem oferecer qualquer tipo de perigo, e a deixa (com as mão para trás) por uma hora no interior de uma viatura policial, para só então encaminhá-la à Delegacia, onde por mais aproximadamente 4 horas fica a pessoa incomunicável ? Que polícia é essa, que pede documentos, e diante de sua apresentação, os confisca de forma absolutamente ilegal ? 

A polícia sabia quem era a jornalista ?! Tinha até a sua foto ?! Qual a razão ? A quem a representante do Estadão oferecia perigo ?

Se um fato assim acontecesse na China ou na Coréia do Norte... mas, nos EUA de Barack Obama, na chamada  "maior democracia do mundo", é espantoso.

Finalmente, o PIG, no qual o Estadão encontra-se incluído pela blogosfera como participante, alçou o ministro Barbosa à condição de SUPER-HERÓI, o Batman tupiniquim. Sinceramente, ultimamente, sempre que o ministro Barbosa vai aos EUA acontece algum problema. E, pelo seu comportamento muito "reservado", ele parece mais com o XARADA.
Correspondente do 'Estado' é presa e algemada em Yale (EUA)
Destacada para cobrir a visita do ministro Joaquim Barbosa, que fazia uma conferência na universidade, a jornalista foi autuada por 'invasão de propriedade privada', segundo a polícia
O Estado de S. Paulo

A correspondente do Estado em Washington, Cláudia Trevisan, foi detida nesta quinta-feira, 26, na Universidade Yale, uma das mais respeitadas dos Estados Unidos, enquanto tentava localizar o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que fazia uma conferência no local. A jornalista foi algemada e mantida incomunicável por quase cinco horas, inicialmente dentro de um carro policial e depois em uma cela do distrito policial de New Haven, cidade onde fica a universidade. Sua liberação ocorreu apenas depois de sua autuação por "invasão de propriedade privada".

Veja também: 

Nenhum comentário: