sábado, 15 de novembro de 2008

DEPOIMENTO PESSOAL; Popularidade de LULA no mundo.

DEPOIMENTO PESSOAL: Popularidade de LULA no mundo.

Amigos e leitores,
Sobre a matéria, que vi publicada ontem já tarde da noite, porque estive fora, no site do Terra, notícias, Política, às 16,30h, atualizada às 17,10 horas, não tive tempo de escrever e hoje o meu competente e inteligente amigo Daniel Pearl, do Blog Desabafo Brasil, que está entre os meus favoritos, como sempre, “rápido no gatilho”, já falou tudo, sendo que das buscas que procedi, com todo respeito aos demais Blogs foi quem melhor fez apresentação da matéria, razão porque tomei a liberdade de copiar apenas a notícia que segue abaixo, colocada entre aspas e em negritos, mas vou escrever alguma coisa relacionada com a matéria sob forma de um depoimento.
"Estudo: Lula é líder ibero-americano mais popularAgência EFE
A pesquisa Latinobarómetro 2Agência EFE -008, publicada nesta sexta-feira, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder ibero-americano melhor avaliado na região".

Inicialmente quero dizer só para quem não me conhece pessoalmente, porque a matéria vai para o Blog, que tenho origem humilde, sempre fui e continuo sendo humilde e gosto de falar com o povão, mesmo aqui onde moro há 11 anos, LEME, ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO, porque se tenho amigos e conhecidos no bairro onde moro que se consideram “das elites” eles reconhecem que eu não faço parte da “elite- branca”, declaro isto publicamente porque muitos deles ou vão receber esta matéria por e-mail ou vão ler no Blog. Contar minhas viagens não tem menor conotação de grandeza, achando que sou grande coisa porque fiz algumas viagens, mas apenas para justificar meu depoimento.
O Estudo mostra que em uma escala de 1 a 7, o Presidente LULA teve a maior nota 5,9, o que corresponde a 84,28%, ou seja, mesma popularidade do Presidente dentro do Brasil, que segundo pesquisas está acima de 80%.
Mas independente das pesquisas posso afirmar que venho acompanhando esta popularidade nas viagens que fiz depois da reeleição de Lula em 2006, começando em dezembro de 2006 em Santiago do Chile; em 2007, março Buenos Aires e Bariloche (Argentina), julho Cancun (México), dezembro Aruba e Curaçao (Antilhas Holandesa), onde a língua oficial é o Holandês e local o papiamento, mas todos estudam e falam o Espanhol, porque o papiamento é uma mistura de holandês, inglês, espanhol e português); em 2008, abril Cartagena de Indias (Colômbia), em julho passei 3 noites no Panamá, com destino final para Isla de San Andres (também Colômbia) e em 21/12 estou retornando para Cartagena, agora levando meu filho de 10 anos que não pode ir em abril.
Em todos estes locais, conversando com as pessoas que lá vivem (dentro e fora do Brasil, quando viajo gosto de conversar com pessoas do povo) e com turistas de todas as partes da América Latina, não tenho qualquer dúvida da popularidade de LULA, que inclusive já aparentava ser maior do que aquela pesquisa anterior feita aqui no Brasil, mas agora as pesquisas se equivalem e não tenho dúvida de que estão certas.
Em Cartagena conheci um brasileiro, paulistano de nascimento, lembro até o nome, Salvador, filho de suíços e que está morando na Suíça há 10 anos, mas porque trabalha em um banco suíço, durante 6 meses do ano viaja pela América do Sul para contato com clientes do seu Banco, inclusive Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) e ele afirmou que com LULA na presidência o Brasil passou a ser mais conhecido na Europa e todos acompanham o crescimento do nosso País e a popularidade de LULA, sendo que na Suíça ele tem sinal da TV RECORD e também vê as notícias pela internet. Na Isla de San Andrés conheci um casal de americanos (a mulher tem uma irmã americana que mora no Panamá) que vivem em Orlando, Florida, mas falam muito bem o espanhol e também falaram que acompanham com interesse as notícias positivas sobre nosso país depois da eleição de Lula.
Comecei a viajar mesmo para o exterior em 1991 (antes só conhecia Bariloche e Assunção no Paraguai, onde fiquei duas noites por problemas de vôo na volta) , quando em uma viagem de 33 dias pela Europa, e de carro conheci muitas cidades da França, Espanha, Portugal e apenas uma cidade da Itália, Porto Fino, porque ficava perto e um amigo que estava na viagem era filho de italiano e teve a idéia. Em 1994 estive nos EUA (Miami e Orlando) com meu filho mais velho, na época com 14 anos e em 1995 fomos a Cancun. Em 1996 viajei só e conheci San Martin, bela ilha do Caribe, metade francesa e metade holandesa. Em 1997 voltei com minha atual mulher a Cancun. Depois, em agosto de 1998, nasceu meu filho mais novo e só viajamos pelo Brasil. Digo tudo isto só para informar que até 1997, ninguém conhecia o Brasil e as palavras que ouvia eram Romário, Pelé e um pouco de Copacabana, sendo que em 1995 quando estive em Cancun conheci um rapaz muito educado e falante (como eu) em uma loja que freqüentávamos para revelar fotos, conversávamos muito e quando no último dia disse que estava voltando e ele me pediu se tinha como mandar pelo correio arco e flechas dos índios brasileiros, que ele até me dava o dinheiro para comprar (não falou de brincadeira não).
Até 1997, nunca ouvi ninguém pronunciar o nome de Collor de Mello, Itamar Franco ou FHC. A partir de dezembro de 2006, quando retornei a fazer minhas viagens para o exterior o nome que mais escuto É LULA E BRASIL, sobrando muito pouco para Kaka e Ronaldinho.
É isto aí, nunca o Brasil teve um presidente tão conhecido, popular e respeitando, por está razão que o rei da Espanha Juan Carlos I, o 1º Ministro espanhol Zapatero e Hugo Chaves ficaram atrás no Estudo, mas LULA não precisará dizer para cada um deles " Por que não te calas? ", mesmo porque, para mim Lula é mais educado que os três juntos, muito arrogantes. Já falei várias vezes e torno a repetir, não confundam grau de escolaridade, número de línguas que fala, com cultura e inteligência, principalmente inteligência, porque conheço pessoalmente na área jurídica vários “doutores” só porque fizeram faculdade, mas que são burros por natureza. Também conheço várias pessoas com baixo nível de escolaridades muito inteligentes, competentes e bem sucedidas, só para exemplificar o fundador de um dos maiores banco deste país não tinha nenhum diploma universitário.
Inteligência, competência e simplicidade é coisa que LULA tem pra dar e vender.
Na próxima viagem que farei a Cartagena para passar o natal gostaria de levar comigo todos meus amigos simples, verdadeiros e inteligentes, e, não tenham dúvida que o Presidente LULA, que não conheço pessoalmente, mas quem considero também simples, verdadeiro e inteligente, mesmo na hipotética e remota hipótese de se convidar também poderia ir.
É o que penso, mas a conclusão será de vocês.
Um abraço
Saraiva

2 comentários:

CAAD81@HOTMAIL.COM disse...

Saraiva, muito importante seu depoimento. Vou repassá-lo para alguns conhecidos que não têm a menor noção do que o mundo pensa do Lula e do Brasil atual. Esses meus conhecidos são leitores da Veja e só assistem o JN e por conseguinte, figuras difíceis de se conversar. Prefiro mandar e-mails para eles para que possam conhecer outras verdades e não "aquelas" divulgadas pela imprensa golpista. Aquele abç Dória

Cloaca News disse...

Caro Saraiva: considere-se intimado a ser olheiro e colaborador do Cloaca News. Estamos no ar há apenas 15 dias, com a missão de mostrar "as últimas do Jornalismo de Esgoto". Seu blog entrará em nossa seleta lista de leituras diárias. Fica aqui o nosso humilde convite: pegue um frasco de creolina e faça-nos uma visita, de preferência iniciando pelas postagens mais antigas (não são tantas assim). Grande abraço!