terça-feira, 26 de janeiro de 2010

“Carta Guimarães Rosa” Da Juventude do PT ao povo das Minas Gerais


Copiado do Blog INTERESSE NACIONAL, do Amigo Thiago Pires, que está em Minhas Notícias.

Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva



Postado por Espaço Democrático de Debates às 16:36

Marcadores: 0 comentários

“Carta Guimarães Rosa”
Da Juventude do PT ao povo das Minas Gerais
Desde 2002, vivenciamos um processo de transformações significativas, a partir do qual a justiça social, a igualdade e a solidariedade tornaram-se os pilares estruturantes de uma nova sociedade que vem sendo construída através do governo do Partido dos Trabalhadores. É um momento diferente das décadas anteriores, quando a classe trabalhadora sofreu uma sucessiva perda de direitos e a juventude, como o segmento mais vulnerável às mazelas engendradas pelo capitalismo, tornou-se o setor mais atingido.
As conquistas efetivadas durante os dois mandatos do governo do PT possibilitam acreditar e vislumbrar mais avanços. Por isso, o ano de 2010 será crucial. Está em jogo a continuidade do projeto democrático-popular em curso no país e que tem proporcionado melhorias efetivas para a juventude brasileira. É preciso ainda garantir as condições para o seu aprofundamento, organizando uma política que maximize as potencialidades democráticas e transformadoras contidas na experiência petista no governo federal.
Em Minas Gerais, no entanto, os avanços conquistados pelo Governo Lula são limitados pela atual política implementada pelo governador Aécio Neves. Em nosso estado vigora uma política neoliberal de retirada de direitos sociais, sucateamento e desmonte da esfera pública e da educação, subserviência ao mercado e ao capital especulativo, implantada nacionalmente durante os 8 anos de FHC e nos outros estados e municípios governados pelo PSDB.
Desse modo, a missão do PT e da sua juventude é construir uma estratégia de mobilização que fará do ano de 2010 não apenas um ano eleitoral, mas um ano de intensa participação política, em defesa das nossas conquistas. Essa discussão precisa ser popularizada e direcionada para organizar a imensa base social do Governo Lula.
Devemos ser protagonistas nos debates e mobilizações em torno do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, de uma Reforma Política que conduza nossa sociedade no sentido de experiências cada vez mais profundas de democracia participativa e exercício da soberania popular; da construção do caráter público do Estado; da democratização dos meios de comunicação, garantindo as verbas do Pré-Sal para a eliminação da pobreza e miséria que ainda assolam parte significativa da juventude brasileira.
Aqui no estado, temos a tarefa de evidenciar a real política do Governo Aécio Neves, combatendo a versão apresentada pelos meios de comunicação, debatendo com a sociedade de forma democrática uma nova plataforma política que traduza os avanços conquistados através do nosso projeto nacional e que coloque a juventude no centro do projeto de desenvolvimento que defendemos.
A Juventude do PT de Minas Gerais deve assumir um papel preponderante nas próximas eleições, defendendo uma candidatura própria do PT para o governo de Minas que dialogue com os partidos aliados do governo Lula, estando à frente da campanha Dilma, assumindo destaque no cenário eleitoral e formulando o programa de governo.
Como lembrava o escritor mineiro Guimarães Rosa “Minas são muitas” e desse modo é também a juventude do PT. A diversidade e a pluralidade da JPT são as virtudes necessárias para o enraizamento e identificação da juventude mineira com o nosso projeto político.
Para isso, a Direção Estadual da Juventude do PT-MG, convoca o Encontro Estadual da JPT-MG. Este espaço deverá representar um grande processo de mobilização e elaboração política, envolvendo todas as instâncias e militantes da JPT-MG, onde debateremos o papel dos jovens no desenvolvimento do país e do estado, nossa estratégia de organização e as diretrizes do programa de governo da JPT para Minas Gerais.
CONVOCAMOS A TODOS E TODAS MILITANTES DA JPT-MG, A TODAS AS INSTÂNCIAS MUNICIPAIS PARA PREPARAR A SUA DELEGAÇÃO E AJUDAR A CONSTRUIR A JUVENTUDE DO PT E UMA ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA E POPULAR PARA MINAS GERAIS!
TODAS E TODAS AO ENCONTRO ESTADUAL DA JUVENTUDE DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE MINAS GERAIS!

Nenhum comentário: