quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

GOVERNO LULA: VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1N1, GRIPE SUÍNA

Copiado do Blog DILMA PRESIDENTE, que está em Minhas Notícias.
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva

GOVERNO LULA: VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1N1, GRIPE SUÍNA

Brasil gastará R$ 1 bilhão para distribuir 83 milhões de vacinas contra gripe; campanha começa em março
Do UOL Notícias
Em São Paulo
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta terça-feira (26) que o governo federal gastará cerca de R$ 1 bilhão com 83 milhões de vacinas para combater a segunda onda da pandemia de gripe A (H1N1) no país.

A ampla maioria dessas vacinas é para combate à gripe pandêmica. Ao todo, o ministério espera vacinar 81 milhões de pessoas: 62 milhões contra a gripe pandêmica, que ganhou o nome de suína, e o restante contra gripe comum, que também mata dependendo das condições do infectado.
A gripe suína matou 1.705 pessoas no Brasil e cerca de 14 mil em todo o mundo. A vacinação irá prioritariamente para profissionais de saúde, gestantes, indígenas e população com doenças crônicas - excluindo pessoas acima de 60 anos, que receberão suas doses na campanha nacional de vacinação.
Adultos saudáveis entre 20 e 29 anos de idade também serão imunizados, disse o ministro da Saúde. A campanha começa em 8 de março e irá até 7 de maio, de acordo com o ministro.
"O Brasil tem grande experiência acumulada nesse tipo de campanha e vamos usá-la. Vamos distribuir as vacinas aos Estados, que vão definir sua rede de vacinação", afirmou Temporão em entrevista coletiva. "Vamos mandar doses proporcionais e isso vai ser feito em parceria com a sociedade."
A primeira etapa da campanha, disse Temporão, irá de 8 a 19 de março, para atendimento de trabalhadores de serviços de saúde e a população indígena.
Segunda etapa vai começar em 22 de março e vai até 2 de abril para imunizar pessoas com doenças crônicas, como obesidade mórbida, doenças cardiácas e respiratórias e diabetes, e também crianças entre seis meses e dois anos de idade.
As crianças receberão duas meias doses, sendo que a segunda poderá ser dada a partir da terceira semana depois da primeira. A terceira etapa, de 5 a 23 de abril, atenderá pessoas entre 20 a 29 anos.
Maiores de 60 anos com doenças crônicas serão vacinados na quarta etapa, entre 24 de abril e 7 de maio. As grávidas poderão ser vacinadas ao longo de toda a campanha, independentemente do momento de sua gestação, informou Temporão.
O ministro afirmou que os Estados mais pesadamente afetados pela pandemia, como o Rio Grande do Sul, não terão prioridade no atendimento. "Estados com mais mortes vão ser vacinados em exatamente os mesmos grupos. O critério é vacinar todos os brasileiros ao mesmo tempo, como fazemos para todas as vacinas em todas as campanhas", disse.

3 comentários:

Vanessa CP disse...

Covardia o governo não imunizar todas as crianças e jovens,alegando q não estão dentro do grupo de risco.Quem garante a saúde destas pessoas, mesmo se contraírem este vírus?Não tem vacina para todos e mais uma vez o Governo só está preocupado consigo , imunizando a classe trabalhadora do país para q não se afastem dando gastos para o mesmo, e deixando as crianças em fila de espera por uma dose paga,isso quando podem pagar, o q não corresponde a realidade do nosso país.RIDÍCULO, cada um por si e nosso dinheiro no bolso, cuecas e meias dos governantes.

Vanessa CP disse...

Só gostaria de dizer que sou petista e voto no Lula até o fim, mas desta vez fiquei decepcionada...

SAR Moura disse...

Eu fui petista mesmo vendo que o PT não se distanciou da política medíocre dos outros governos.
Contudo não posso deixar de demonstrar a minha indignação pela decisão preconceituosa do governo em deixar de fora parte da população no que se refere a campanha de vacinação contra a gripe em questão.
Fica aqui uma pergunta:
Para que serve a constituição? Ou devo perguntar, a quem serve a constituição?
Art. 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

A meu ver o povo brasileiro é realmente acomodado pra não dizer covarde por não saber exigir seus direitos.

No mínimo deveríamos devolver ao PT nas urnas a banana que nos deram durante seu governo medíocre.