quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lugar incerto e não sabido = Arruda, que foi cotado para vice de Serra está foragido da polícia

Do Blog Os Amigos do Presidente Lula.


Decretada a prisão do governador Arruda

Doze dos 15 ministros da Corte Especial do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiram nesta quinta-feira (11) decretar a prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), envolvido no escândalo do mensalão do DEM. Dois votaram contra a prisão. O vice-governador, Paulo Octávio, deve assumir o cargo. A assessoria do governador afirmou que ele vai se entregar à Polícia Federal.

O ministro Fernando Gonçalves, relator do inquérito da Operação Caixa de Pandora no STJ, acatou o pedido feito pela subprocuradora-geral da República Raquel Dodge, do Ministério Público Federal. Mas decidiu submeter sua decisão aos demais ministros, que tiveram que apresentar voto. A sessão terminou às 17h20.

A decisão foi tomada por maioria, vencido o ministro Nilson Naves. “Não vejo necessidade de se impor prisão a um governador. A regra é a liberdade. A exceção é a prisão", afirmou. Outro ministro votou para decretar a prisão de outros envolvidos, mas não de Arruda. O presidente da Corte não apresenta voto.

A preventiva se estende ao deputado Geraldo Naves (DEM), a Wellington Morais, ex-secretário de Comunicação do DF, Haroldo Brasil de Carvalho, ex-diretor da Companhia Energética de Brasília, e Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário particular de Arruda.

Foragido

Hoje no jornal do Brasil: O governador José Roberto Arruda vai sumir durante todo o Carnaval. Sumir mesmo, literalmente. Aconselhado pela equipe e pela família, o governador viaja hoje para uma fazenda fora de Brasília e só retorna depois da Quarta-feira de Cinzas. Seus auxiliares acreditam que Arruda está tenso e esgotado após as pressões dos últimos 75 dias, tempo decorrido desde que se divulgou a primeira das gravações do ex-secretário Durval Barbosa. Prometeram não telefonar ao governador durante o período de descanso. E cobraram dele que também não telefone.

Nenhum comentário: