sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mandela

Também do Blog Com Texto Livre.


Ele nasceu em 18 de julho de 1918, na pequena Vila de Mvezo, Transkei. Batizado Rohlihlala Mandela, aos sete anos ganhou o nome cristão de Nelson, dado pela professora da escola primária de Qunu.
Fugindo dos casamentos arranjados pela família, Mandela chegou em Johanesburgo em 1941, onde conseguiu um emprego como guarda noturno, numa das centenas de minas da cidade. O barraco onde morava, ficava na cidade de Alexandra, hoje a maior favela, ou Township, como eles chamam em Johanesburgo.
Engajado no Movimento Negro, Madiba, como é chamado carinhosamente pelos sul-africanos, fundou em 1944 a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano, partido da maioria negra. No mesmo ano, casou-se com Evelyn Ntoko Mase, e tiveram quatro filhos. Um deles morreu ainda aos nove meses de idade.
E, 1951, Madiba foi eleito presidente do CNA. Formado em Direito, logo iniciaria a campanha contra o Apartheid. E logo veio a primeira prisão, por “atos comunistas”. No meio do entra e sai das prisões, abriu seu primeiro escritório de advocacia, em sociedade com o camarada Oliver Reginald Tambo, companheiro de luta. As causas eram sempre a favor da população negra pobre.
Em 1956, nova prisão com outros 155 colegas, acusados de traição. Dois anos depois veio o divórcio, e em seguida o casamento com Winnie Madikizela. Outros dois filhos vieram da união. Em 1962, Mandela fugiu do país para treinar ações de guerrilha.
Em agosto do mesmo ano, de volta à África do Sul, foi parado por um carro da polícia descaracterizado que o seguia desde a cidade de Durban, e foi preso mais uma vez. Liberado um tempo depois, passou a esconder-se na Chácara de Lilies Leaf, no bairro da Rivônia, a 30 quilômetros do centro de Johanesburgo.
Disfarçado de jardineiro, se reunia com Walter Sizulu e outro camarada, para planejar as ações de resistência. O esconderijo durou quatro meses. O julgamento ficou conhecido como “Julgamento da Rivônia”, onde, no banco dos réus, Madiba disse “Vejo uma África do Sul livre e com igualdade de oportunidades para todos. É um ideal que dedicarei minha vida, mas se preciso for, estou disposto a morrer por ele”.
Em 1964, foi enviado para a prisão de Robben Island, próxima à Cidade do Cabo, onde permaneceu por 18 anos. Em toda sua vida, foram 27 anos de cativeiro.
Em 1969, recebe a notícia da morte do filho de 23 anos, causada por acidente de carro. Em 1985, recusa uma oferta de liberdade, oferecida pelo então presidente P W Botha. A condição seria a renúncia à luta contra o Apartheid.
A África do Sul vivia sob um forte embargo comercial. Cansado das pressões, o governo decide fazer uma nova oferta. Em 2 de fevereiro de 1990, o Presidente Frederik De Klerk anuncia no Parlamento a liberdade de Madiba.
Nove dias depois, Mandela deixava a prisão de Victor Vester, próxima à Cidade do Cabo, e se elegeria o primeiro presidente negro da África do Sul.
No primeiro discurso, declaro: “A África da Sul vai olhar pro futuro, e não para o passado”. O reconhecimento internacional se consagrou em 1993, com o Prêmio Nobel da Paz.
Neste 11 de fevereiro de 2010, o país está em festa, nas comemorações dos 20 anos de liberdade do ex-presidente.
Eventos ocorrem por todo o território, principalmente na Cidade do Cabo, capital política da África do Sul. O presidente Jacob Zuma fará um pronunciamento no Parlamento, no início do noite. Mandela, aos 91 anos, é aguardado.
A festa de hoje não é só da África do Sul. Mas de milhares de pessoas ao redor do mundo que naquele 11 de fevereiro gritaram “Viva Mandela”.

Nenhum comentário: