domingo, 14 de fevereiro de 2010

O lamento de Lula e a nova mídia

Atualizado em 14 de fevereiro de 2010 às 14:53 | Publicado em 14 de fevereiro de 2010 às 14:11

por Luiz Carlos Azenha

No dia em que o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, ex-filiado do DEM, agora sem partido, foi preso em Brasília, o presidente da República lamentou alguma coisa.

Foi o que uma fonte, possivelmente do Palácio do Planalto, disse a jornalistas. "Fontes" anônimas" são um prato cheio para os jornalistas. "Fontes" anônimas dizem qualquer coisa. "Fontes" muitas vezes são uma única pessoa, que pede para não ser identificada. "Fontes", como está escrito no texto abaixo, do Estadão, publicado às 17h38m do dia da prisão, deveria significar que o jornalista teve o cuidado de checar com mais de uma pessoa. Pode ser fato ou não.

Notem, no entanto, que a manchete não bate com o texto da repórter. A manchete diz que Lula lamenta "a decretação da prisão", quando o texto diz que ele lamentou "as circunstâncias que levaram à decisão da Justiça". Há uma tremenda diferença nisso.



Antes do Estadão, o G1, portal das Organizações Globo, já havia anunciado, provavelmente com base na mesma fonte. Eram 17h29m.

Às 18h40m, o G1 atualizou o texto, depois que o assessor de Lula ligou para o repórter. Mas o G1 não mudou a manchete errada. Em tempos de internet e do jornalismo às pressas, a manchete é o que fica "impresso" na mente de milhares de internautas.

Matéria publicada por Leda Ribeiro - Colaboradora do Blog

Nenhum comentário: