quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Porta Aviões São Paulo renasce após extenso programa de modernização

Também do Blog INTERESSE NACIONAL.

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O único porta aviões do hemisfério sul, o ex-Foch A-12 São Paulo da Marinha de Guerra do Brasil retornou ao mar no passado mês Dezembro após um extenso programa de modernização.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-4jSzuJgKaBKwaJlkgXAgFwQz8XDsWyJD2P2iZXByzU_GEZmskcH3MHfo4aYsrjE2ipf5-y_klGLCdmDDEt0sRmx0npY9kG8loj7H8DktkNXkjq0gEttyxJZfCJmr7_0q4YJakGBN2fO5/s1600/A12_sao_paulo.jpg
O navio deu entrada no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro ainda em Maio de 2005 quando foi submetido à um completo programa de reparos e de modernização focado principalmente no seu sistema de propulsão e nas catapultas que foram completamente reconstruídos.
Uma infinidade de outros melhoramentos também foram introduzidos incluindo um novo e moderno sistema de comunicação por satélites e a incorporação de três novos sistemas lançadores de mísseis superfície-ar Twin-Mistral, bem como a instalação de uma não especificada nova suite de guerra eletrônica autóctone.
Tal como a reconstrução das catapultas, os trabalhos realizados pela Marinha do Brasil conduziram a uma completa modificação do fly deck, com modificações significativas, tal como a introdução de pequenas rampas (mini-sky jump) introduzidas para reforçar o desempenho das catapultas no lançamento das aeronaves, outra modificação importante foi o alargamento do sistema de dispersão dos gases dos motores, oferecendo uma maior proteção as tripulações que operam nas pistas.
O navio está submetido a testes de mar e dependendo dos resultados poderá reiniciar a operação dos grupos aéreos embarcados entre este mês de Fevereiro e Março. As aeronaves embarcadas vão operar num novo deck totalmente modificado, com o um novo layout.
Segundo a Jane’s, a barsileira Embraer, a Francesa Thales, e Norte Americana Marsh Aviation estariam trabalhando no programa de desenvolvimento e conversão (reconstrução e remotorização) de seis aeronaves Grumman S-2 Trackers para S-2T Turbo Trakers, dos quais três seriam destinados as funções Alerta aéreo antecipado, AEW( Airborne early warning ) e os demais para exercer as funções de cargueiro embarcado apoio logístico e reabastecimento aéreo, porém o status do programa permanece desconhecido.
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/08/turbotracker.jpg
Trabalhos adicionais necessitam ser feitos e entre eles esta a instalação do novo sistema de comando, controle combate de concepção e produção nacional, denominado SICONTA MK IV, o qual será incorporado apenas após a conclusão dos testes de mar, porém segundo a Marinha do Brasil o sistema já foi avaliado e seu desenvolvimento foi considerado finalizado.
A instalação do SICONTA MK IV será seguida por um novo período de reparos, à ser concluído em 2012 após 12 meses, neste período o sistema de gerador a diesel será substituido.
Todos os trabalhos acima descritos tem por intuito estender a vida operacional do A-12 São Paulo até meados de 2025, altura em que o navio terá 62 anos de vida dos quais 24 ao serviço da Marinha de Guerra do Brasil.

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