sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Soberania Nacional:BM&FBovespa investe US$ 620 mi e compra 5% da Bolsa de Chicago

Do Blog INTERESSE NACIONAL.

0 comentários

A BM&FBovespa anunciou nesta sexta-feira acordo para ampliar sua parceria na holding de bolsas CME em que elevará sua participação de 1,8 para 5 por cento por meio de investimento de 620 milhões de dólares.
O investimento permitirá que a BM&FBovespa indique um representante no conselho da CME, que controla a Chicago Mercantile Exchange (CME), a New York Mercantile Exchange (Nymex), o Board of Trade of the City of Chicago (CBOT) e a Commodity Exchange (COMEX).
"BM&FBovespa e CME passarão a ser sócios estratégicos preferenciais globais para identificar oportunidades de operações estratégicas de investimento e de parcerias comerciais com outras bolsas do mundo, nos segmentos de ações e de derivativos", afirma a bolsa brasilera em comunicado.
O investimento da bolsa brasileira no grupo operador de mercados norte-americanos também envolve desenvolvimento conjunto por ambas as partes de uma plataforma eletrônica de negociação, com tempo de processamento de negócios inferior a um milissegundo.
Essa plataforma para negócios ultrarápidos, conhecidos por investidores como "algo trading" por se tratar de operações executadas por algorítimos, reunirá todos os segmentos de negociação existentes na BM&FBovespa, incluindo ações, derivativos, câmbio e títulos públicos.
O investimento na nova tecnologia é calculado pela bolsa paulista em 175 milhões de dólares ao longo de 10 anos.
"Será também desenvolvido na nova plataforma um sistema de negociação de grandes lotes de ações (block trade)", afirmou a bolsa.
O primeiro módulo a ser desenvolvido será o de derivativos, que substituirá, até o início de 2011, o atual GTS (Global Trading System), sistema eletrônico de negociação utilizado pela BVMF em seu segmento de derivativos financeiros e de commodities, e câmbio à vista.
O segundo módulo será implantado até o final do próximo ano, e vai entrar em lugar dos sistemas de negociação MegaBolsa, Sisbex e BovespaFIX atualmente utilizados pela BVMF nos mercados de ações, títulos públicos federais e títulos privados de renda fixa, respectivamente.

Nenhum comentário: