quarta-feira, 9 de março de 2011

Beija-Flor leva 6º título dos últimos 9 anos e afirma hegemonia

Torcedores da Beija-Flor comemoram título de melhor escola de samba do Carnaval 2011. Foto: Glaucio Burle/Futura Press

Beija-Flor é a campeã do Carnaval 2011 do Rio de Janeiro
Foto: Glaucio Burle/Futura Press

A Beija-Flor é a vencedora de 2011 do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Com o título, a escola de samba de Nilópolis afirma a hegemonia no Carnaval carioca, levando seis dos últimos nove campeonatos. A azul e branco foi a última a desfilar, já no começo da manhã de terça (8), levou à Sapucaí o enredo A simplicidade de um Rei, que fez uma homenagem a Roberto Carlos.

Desfile
O desfile da Beija-Flor, um dos mais esperados desse ano, contou a história do Rei Roberto Carlos desde sua infância. Na comissão de frente, que levou um Roberto ainda menino, a escola inovou. Foi a primeira vez na história do carnaval que houve interação entre os dançarinos que a compunham e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Lady Laura e Robertino Braga, pais do cantor, também foram homenageados. Uma das alas levou, em suas fantasias, fotos de ambos. Em tamanhos ampliados, as mesmas imagens fizeram parte do carro que seguiu logo atrás.

Período importante da história musical brasileira, assim como da vida de Roberto, a Jovem-Guarda não ficou de fora da apresentação da agremiação. Wanderléa e Erasmo Carlos desfilaram como destaque no carro 'Jovem Guarda - Sonho e Realidade Ocupam o Mesmo Espaço'. A Velha Guarda também se fez presente na apresentação da Beija-Flor de Nilópolis.

O Rei, sempre muito religioso, passou pela Sapucaí em cima da última alegoria da escola. Nela, anjos e uma grande escultura de Jesus faziam parte da decoração. Cercado por crianças, Roberto Carlos visivelmente emocionado, acenou para os foliões nas arquibancadas e camarotes durante todo o persurso.

Histórico
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis foi fundado em 25 de dezembro de 1948, durante as comemorações de natal. Um grupo formado por Milton de Oliveira (Negão da Cuíca), Edson Vieira Rodrigues (Edinho do Ferro Velho), Helles Ferreira da Silva, Mário Silva, Walter da Silva, Hamilton Floriano e José Fernandes da Silva resolveu formar um bloco que, depois de várias discussões, por sugestão de Eulália de Oliveira, mãe de Milton, recebeu o nome de Beija-Flor (inspirado no Rancho Beija-Flor, que existia em Marquês de Valença). Eulália foi admitida como fundadora.

Ficha técnica
Fundação: 25/12/1948
Cores: Azul e Branco
Samba-enredo: A simplicidade de um Rei
Presidente: Farid Abraão David
Carnavalescos: Alexandre Louzada, Fran-Sérgio, Laíla, Vítor Santos e Ubiratan Silva
Intérprete:Neguinho da Beija-Flor
Rainha da Bateria:Raíssa Oliveira
Títulos no Grupo Especial: 12

Do Portal TERRA.COM.BR

Nenhum comentário: