quarta-feira, 7 de março de 2012

Amigos comemoram aniversário de 85 anos de García Márquez

O Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez, que nesta terça-feira completou 85 anos, foi celebrado por figuras da literatura e da música. "Vamos tê-lo por muito tempo", disse seu irmão Jaime em declarações à AFP na Colômbia.

"Estamos contentíssimos. Hoje vamos festejar até a bebedeira", afirmou Jaime García Márquez por telefone em Cartagena (norte).

"Gabriel está bem, felizmente. Vamos tê-lo por muito tempo", disse.
No entanto, o escritor reduziu ao mínimo sua presença pública nos últimos anos por motivos de saúde. Uma de suas últimas aparições foi em março de 2011 na inauguração do Museu Soumaya, do magnata mexicano Carlos Slim.
Jaime García Márquez é engenheiro civil e vice-presidente da Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano, criada por seu irmão mais velho Gabriel em 1994 em Cartagena.
Amigos e seguidores lembram nesta terça-feira na Colômbia a importância da obra deste vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, que há décadas deixou o país para morar na maior parte do tempo na Cidade do México, onde estava nesta terça-feira, segundo confirmou à AFP sua assitente Mónica Alonso.
"Ele passou muito bem (o dia). Esteve tranquilo em sua casa, apesar de não ter ocorrido um evento especial. Não recebeu visitas, mas muitas ligações", disse Alonso em declaração por telefone.
O autor de "Cem Anos de Solidão" recebeu também as felicitações do presidente mexicano, Felipe Calderón, que escreveu em seu Twitter: "Gabriel García Márquez é um dos escritores mais queridos pelos mexicanos, nos honra sua relação com este país. Feliz aniversário, Gabo!".

0 comentários  

Do Blog TERRA BRASILIS.

Nenhum comentário: