Líder
de audiência há mais de quatro décadas, a TV Globo teve o pior mês de
fevereiro de toda a sua história. Segundo sondagem do Ibope, entre as
sete da manhã e a meia noite, a emissora registrou uma audiência média
de 14,4 pontos na Grande São Paulo no mês passado (há um ano ela tinha
15,9 pontos). A péssima notícia deve ter preocupado os filhos de Roberto
Marinho.
Mas eles têm um
consolo. A queda de audiência foi generalizada, o que indica que os
brasileiros estão cada vez mais distantes da péssima programação da
televisão. Ainda segundo o Ibope, a Record registrou 6,8 pontos (há um
ano, ela marcava 7,2 pontos); o SBT caiu de 5,6 para 5 pontos; a Band,
de 2,5 para 2 pontos; e a RedeTV! de 1,4 para 1,1 ponto.
Queda do número de aparelhos ligados
Alguém
poderia ponderar que a queda foi compensada pelo aumento do número de
assinantes da tevê a cabo, controlada pelas mesmas famílias que
monopolizam a mídia no país. Mas o Ibope revela que o número de
aparelhos de televisão ligados caiu de 41,9 para 39, em média. Pelo
jeito, há uma fadiga com o conteúdo difundindo pelas emissoras.
Os
brasileiros estariam migrando para outros atrativos, principalmente
para a internet, o que abala o modelo de negócios dos barões da
radiodifusão brasileira. Neste cenário, algumas emissoras enfrentam
graves crises (como a RedeTV!) e outras assistem a queda de suas
audiências. O império da famiglia Marinho sofre rachaduras.
No Blog do Miro
Nenhum comentário:
Postar um comentário