quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Equador convoca organizações para discutir ameaça britânica


Países dos blocos Alba e Unasul devem se reunir no fim de semana para falar sobre ameaça da Inglaterra de invadir a embaixada do país em Londres a fim de prender Julian Assange, informou o chanceler Ricardo Patiño
O ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, informou sobre a possibilidade de os países que integram os blocos Alba e Unasul se reunirem neste final de semana para discutir a ameaça do governo britânico de invadir a embaixada equatoriana em Londres a fim de prender Julian Assange, refugiado no local.
"Consideramos que a reunião possa ocorrer ainda neste fim de semana", disse o chanceler, no mesmo discurso em que anunciou o asilo concedido pelo governo do Equador ao fundador do Wikileaks. Por meio de informe, o governo britânico havia dito que tomaria ações para prender o jornalista, que cumpre prisão domiciliar na Inglaterra. O recado foi entendido como ameaça pelas autoridades equatorianas.
A convocação para a reunião já é uma resposta à ameaça britânica. É possível que participe também a Organização dos Estados Americanos (OEA), segundo o chanceler. "O Equador é uma nação democrática, soberana, e não podemos aceitar tais ameaças à nossa soberania", disse Patiño.”
Foto: Guillermo Granja/REUTERS

Nenhum comentário: