quinta-feira, 9 de agosto de 2012

GOVERNO DO PARAGUAI AMEAÇA O BRASIL COM CORTE DE ENERGIA DE ITAIPÚ

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é Bi-Nacional - Brasil e Paraguai participaram da construção e firmaram a parceria que define como tendo cada país, direito à 50% da energia gerada. Ocorre que o Paraguai só consome 5% da sua cota, vendendo ao Brasil os outros 45%. Até aí tudo certo. ITAIPU representa em números redondos - 20% da energia consumida no Brasil - não é, portanto, pouca coisa.

O atual governo do Paraguai, que é preciso registrar, chegou ao poder através de um golpe mal disfarçado em ato "Constitucional", mostra-se bastante arrogante e pouco chegado ao entendimento, quando, podendo pelas vias do diálogo buscar o que considera justo na questão de uma melhor remuneração para a energia que nos vende, e não que "cede", como afirma o DITADOR GOLPISTA, FRANCO, já está através dos jornais ameaçando cortar a energia para o Brasil e/ou estabelecer de forma unilateral novos preços, fazendo isso através de uma LEI que o Congresso Paraguaio vai aprovar.

O Golpista Franco, precisa ser alertado, que aberrações patrocinadas pelo Congresso do Paraguai, servem quando muito, para derrubar governos legitimamente eleitos como o de FERNANDO LUGO, deposto da forma mais canalha e dissimulada possível. O Congresso do Paraguai  nunca vai emparedar o Brasil.

De toda sorte, é bom que o governo brasileiro pense no "futuro", buscando cada vez mais ser auto-suficiente em energia, trabalhando inclusive de forma estratégica na elaboração de uma matriz diversificada de fontes, incluindo como prioridade a Eólica e Solar.

Quando ITAIPU foi pensada e construída, estávamos, o Brasil e o Paraguai, sobre o jugo dos ditadores. 

Hoje, infelizmente, nosso vizinho está novamente sob o comando de um governo ilegítimo e, sendo assim, como não se sabe quando eles vão deixar o poder, é bom o Brasil abrir os olhos.

LEIA + AQUI
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/08/09/diretor-de-itaipu-diz-que-ameaca-paraguaia-nao-preocupa/

Nenhum comentário: