segunda-feira, 1 de julho de 2013

Felipão acertou desta vez

Por Altamiro Borges
O técnico Luiz Felipe Scolari costuma ser bastante infeliz nas suas declarações políticas. Já andou elogiando até a ditadura militar. Mas ontem, na entrevista coletiva após a conquista da Copa das Confederações, ele acertou ao responder à pergunta de um jornalista inglês sobre os protestos de rua no Brasil. "Não é a minha área, não posso falar nada", afirmou inicialmente. Depois, visivelmente irritado, Felipão não se conteve: "Aos ingleses eu gostaria de perguntar: antes das Olimpíadas, o que aconteceu lá... Se olhar um pouco para o seu país e não quiser falar errado do meu país, dê uma olhadinha no que aconteceu lá".
A resposta foi uma referência direta à onda de protestos que abalou o Reino Unido em 2011 e 2012. Num cenário bem diferente do brasileiro, o império britânico afunda há vários anos numa longa recessão, com taxas recordes de desemprego (mais de 20% entre os jovens) e o desmonte das políticas públicas. Em agosto de 2011, o jovem Mark Duggan foi assassinado pela polícia, o que desencadeou uma explosão de revolta em Londres. A repressão foi violenta, com milhares de pessoas presas e espancadas. Como reação, carros, lojas e bancos ficaram em chamas durante várias semanas. Os jogos olímpicos foram realizados neste clima carregado, com novas manifestações contra os gastos excessivos. 
A lembrança de Felipão calou o repórter britânico! A mídia colonizada nativa também evitou dar maior repercussão à sua resposta. Caso ele atacasse o Brasil, a cobertura seria mais generosa!
Postado há por
 

Nenhum comentário: