quarta-feira, 10 de julho de 2013

Jabor e Cia estão,caladinhos!!! OBS:Cia=Indignados/seletivos ou de plantão como,queiram....

A quem interessava sumir com processo da Globo? Por que MP não deu publicidade ao caso?


O silêncio dos (ex) jornalões diz tudo: o caso de sonegação da Globo tem um potencial muito mais explosivo do que as relações carnais entre o bicheiro Cachoeira e a redação da Veja. A Globo é acusada de sonegar 187 milhões de reais. Acusada por um auditor fiscal. Processo oficial na Receita Federal. A Globo recorreu e perdeu em instância administrativa. Com multa e juros, o valor a pagar passava dos 600 milhões de reais. Isso em 2006! Hoje, seria mais de um bilhão de reais! São vários mensalões…  
O caso foi trazido à tona pelo blog O Cafezinho, de Miguel do Rosário. Na sequência, blogueiros saíram atrás de mais detalhes. O Tijolaço mostrou as relações entre o caso global e as acusações contra Ricardo Teixeira e a FIFA. Este Escrevinhador contou no domingo que o processo da Globo por sonegação havia simplesmente desaparecido. Muitos internautas reagiram com incredulidade: lá vêm s blogueiros com teoria conspiratória… E não é que a conspiração era verdadeira? Na sequência, o VioMundo de Azenha trouxe a informação completa: uma funcionária da Receita foi processada e chegou a ser presa por retirar o processo de dentro do escritório da Receita Federal no Rio. A funcionária escapou da prisão graças a um Habeas Corpus no STF  (cujo relator foi ele mesmo: Gilmar Mendes).
O círculo vai-se fechando. Fica cada vez mais claro que o problema da Globo não é com o valor sonegado nem com a multa. Não. O problema é o conteúdo do processo. O incansável Amaury Ribeiro Jr revela que até doleiros utilizados por esquemas mafiosos no Rio estariam citados no processo
Vinte anos atrás, durante o impeachment de Collor, a sequência de apuração foi outra: Pedro Collor falou à Veja, a Folha e o Estadão completaram a investigação, e o tiro de misericórdia veio com o motorista  Eriberto, na Istoé. Veja, Istoé, Folha e Estadão permanecem em silêncio agora, no caso Globo. A investigação passa por outro caminho: “O Cafezinho”, “Tijolaço”, “VioMundo”, “ConversaAfiada”, Stanley Burburinho e tantos outros nomes…
Se o governo do PT tem medo de enfrentar a Globo, os blogueiros e ativistas sociais correm pra revirar as entranhas do monstro e expô-las em público. Restam várias perguntas. E a mais óbvia é a que qualquer detetive de filme B costuma fazer: a quem interessava o sumiço do processo da Globo? A funcionária que o surrupiou agiu sob encomenda. Quem pagou?
O processo, garante-me o “garganta profunda” que viu o papelório, é uma bomba atômica contra a Globo e seus donos. José Roberto Marinho não é o único citado. Os outros irmãos também estariam lá. A volumosa investigação apresentaria, com didatismo, o “modus operandi” das “Organizações” Globo. 
Mesmo sem uma linha publicada nos jornais e revistas (que costumam impor sua pauta a país), oMinistério Público Federal sentiu-se pressionado e soltou uma nota sobre  o caso. Nota estranha, que finge explicar tudo mas não explica o principal: por que o MPF fez toda a investigação sobre o sumiço do processo da Globo em “sigilo”? Ninguém está pedindo que  o MPF quebre o sigilo fiscal da Globo, mas trata-se de uma institução que deve primar pela transparência, não pode agir no subterrâneo!
O MPF tinha obrigação de ter informado o país sobre o desaparecimento do processo (ocorrido há 6 anos). Não o fez. O MPF de Gurgel queria proteger a quem?  
O MPF se diz “consternado” com o vazamento de informações. Não se mostra “consternado” com a sonegação de 600 milhões. Nem com o fato de a funcionária da Receita ter sido punida sozinha, sem que se aferisse quem encomendou o sumiço do papelório. A quem interessava sumir com processo que mostrava contas da Globo em paraíso fiscal?
Os blogs sujos declaram, “consternados”, que não possuem redações com editores e apuradores, nem verba para viagem, nem tampouco recursos para deixar repórteres semanas a fio debruçados sobre o caso. Mas possuem uma rede informal (e infernal, para desgosto dos poderosos do Jardim Botânico) de apuradores. As informações fluem pelas redes, há milhares de “repórteres” informais ajudando a apurar essa história. São brasileiros que já não suportam a arrogância da Globos e de seus jabores, kamels e mervais amestrados.
O povo gosta das novelas, reconhece a qualidade técnica da Globo, e sabe mesmo dar valor aos bons jornalistas que tentam cumprir seu papel na gigante da Comunicação brasileira. Mas o nosso povo está cansado de ser enganado e pautado pela Globo. Tudo isso sob o silêncio cúmplicede instituições como o MPF. 
A história – completa – virá à tona.  É questão de dias. O império midiático ficará nu.
No Escrevinhador

Amaury, da Privataria: caso da Globo na Receita envolve até atentado

9 de Jul de 2013

O repórter Amaury Ribeiro – autor do livro A Privataria Tucana –  ao lado do colega Rodrigo Lopes, publica matéria no jornal Hoje em Dia, de Minas – reproduzida pelo Viomundo -  com novas e sensacionais revelações sobre o caso Globo-Receita Federal.
A matéria, escrita antes da revelação de que a servidora Cristina Maris Meirick Ribeiro havia sido condenada por sumir com o processo de sonegação fiscal da emissora – o que ela negou em Juízo – abre espaço para suspeitar que haja mais armações na história do que supõe a nossa vã filosofia.
O objetivo do sumiço do processo, segundo Amaury, seria o de fazer decair o crédito tributário, pelo não ajuizamento da cobrança.
Ele diz que um auditor aposentado da Receita, que estaria jurado de morte – pretende desembarcar em Brasília na próxima semana com seu seguro de vida: dez mil páginas de investigações e documentos que mostram toda a maracutaia envolvida na aquisição dos direitos televisivos sobre a Copa de 2002: os acertos em paraísos fiscais, o envio clandestino de moeda para o exterior pelo mesmo doleiro que atuou no caso do fiscal Rodrigo Silveirinha , entre outros.
Dizem Amaury e Lopes que “após tentar obter vantagem financeira com os processos, um auditor encarregado de fazer a operação limpeza, teria sofrido, meses depois, um atentado e passado a viver escondido. Agora aguarda de seu esconderijo o momento certo de finalizar a vingança contra TV Globo”.
Máfia e Globo. Tudo a ver.
Por: Fernando Brito

Mensalão da Globo: primeiras páginas da “bomba atômica”


Miguel do Rosário by O Cafezinho

O Cafezinho obteve as primeiras páginas da “bomba atômica”.

É apenas um aperitivo do que vem por aí.
São cinco novas páginas agregadas às 12 páginas que já divulgamos.
Insistimos com o detentor dos documentos que liberasse logo tudo, mas ele prefere soltar aos poucos.
Nos documentos vazados agora, aparecem alguns novos nomes usados pela Globo para realizar a fraude detectada pela Receita Federal nas Ilhas Virgens Britânicas.
Um deles, na página 16 do Slideshare abaixo, aparece Globo Overseas Investment.
O relatório completo, ainda a ser divulgado, contém tudo.
Com estes nomes, será possível ao Ministério Público e, sobretudo, ao jornalismo investigativo brasileiro, se é que ele existe, ir atrás de mais informações.
Temos feito a nossa parte, sem equipe, trabalhando no conteúdo, nas redes sociais, na diagramação, resolvendo problemas de provedor. Nessas horas a gente vê a degradação moral provocada pelo monopólio.
Todos têm medo da Globo, visto que ela, por deter quase um monopólio (e figurar na cabeça de um oligopólio), responde pela maior parte dos empregos bem pagos na área de jornalismo, e pode prejudicar a carreira de um político.
A Globo tornou-se uma espécie de Cosa Nostra midiática.
O medo, todavia, tem alguma razão de ser.
Esses documentos, vazados agora, já motivaram alguns assassinatos.
Não assassinatos de reputação.
Assassinatos de verdade.
O auditor que detêm a íntegra deles, por isso mesmo, permanece em lugar secreto, e espalhou cópias do relatório em vários lugares, para, se no caso de sofrer um atentado, o mesmo não se perca.

Nota do MP traz novas perguntas no caso Globo


Fernando Brito,  Tijolaço
“Embora deve ser saudada como a primeira manifestação de autoridades públicas sobre o episódio da sonegação, pela Globo, dos impostos devidos na compra dos direitos de transmissão da Copa de 2002, a nota oficial do Ministério Público gera uma série de perguntas sobre o caso, porque é vaga e, lamentavelmente, só manifesta consternação pela divulgação de documentos que diz estar sujeitos a sigilo fiscal, enquanto a sonegação de uma quantia imensa de recursos que pertencem à população, que certamente provoca-lhes consternação maior fica sem uma palavra deste tipo.
O primeiro ponto é a afirmação de que “por determinação do Ministério Público Federal, nos idos de 2005, a Receita Federal foi instada a instaurar procedimento administrativo fiscal em relação à alegada sonegação envolvendo empresas da Rede Globo“.
Então, tem-se que foram os promotores que solicitaram a ação dos fiscais da Receita sobre a Globo. Muito bem, só poderiam ter feito isso se tivessem pressentido a ocorrência de crime fiscal.”
Matéria Completa, ::AQUI::

É hoje, no Rio! Todos na porta do MPF contra a sonegação da TV Globo


Todos na porta do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, para exigirmos rigor e celeridade na investigação da maior escândalo de sonegação fiscal dos últimos tempos: o da Rede Globo na compra de direitos de transmissão da Copa de 2002 da FIFA através de operações em paraísos fiscais.

Dia: Hoje, quarta-feira, 10/07/2013
Hoje: a partir das 11 horas (dá para ir na hora do almoço)
Local: 
Av. Nilo Peçanha, 31, Centro – Rio de Janeiro (próximo à estação Carioca do metrô)

Levem cartazes de protesto contra a sonegação bilionária da TV (um modelo A4 tem 
aqui).

Afinal são R$ 615 milhões (ou cerca de R$ 1,2 bilhão corrigidos para valores de hoje) do dinheiro público para saúde e educação, que não sabemos se foi pago ou não. E se não foi, não pode prescrever.

A manifestação será pacífica como foi a do último dia 3 na porta da emissora.

Delação premiada já para a mequetrefe, condenada por sumir com papéis da sonegação da Globo


http://www.sonegometro.com/
Quanto mais mexe, mais fede o escândalo da sonegação fiscal da Rede Globo na compra de direitos de transmissão da Copa de 2002 da FIFA através de operações em paraísos fiscais. O valor cobrado pela Receita Federal alcançou o valor de R$ 615 milhões.

O processo foi furtado das dependências da Receita por uma funcionária, já condenada em primeira instância pela justiça, apenas pelo crime de supressão de documento (art. 305 do Código Penal).
Obviamente que o caso é só a ponta do iceberg. Foi condenada só a mequetrefe e por um crime menor, por trás do qual há evidências claras de haver outros muito maiores.
Na própria sentença de condenação da mequetrefe, está escrito com todas as letras que "em relação ao processo fiscal nº 18741.000858/2006/97 e seu apenso nº 18471.001126/2006-14, instaurado em desfavor da GLOBOPAR, restou claro que a ré os ocultou, com o evidente propósito de obstar o desdobramento da ação fiscal que nele se desenvolvia, cujo montante ultrapassava 600 milhões de reais".
Ora, diante desta própria conclusão acima não há como o Ministério Público Federal deixar de investigar a ocorrência de suborno da funcionária pela parte com interesses financeiros em jogo.
Dar sumiço a um processo de sonegação bilionária, é óbvio e ululante que não é apenas uma brincadeira de esconde-esconde de documentos.
O caso justifica um acordo de delação premiada. Afinal a nação ganha mais punindo para desestimular crimes de suborno a funcionários para consumar sonegação bilionária, do que apenas punir uma mequetrefe por mera supressão de documentos.

Leia também:
Sumiço do processo de sonegação da Globo deu prisão para funcionária. Mas e a corruptora?

Onde foi parar o processo de sonegação da Globo?

Do Diário do Centro do Mundo - 9 de julho de 2013 
 
Funcionária da Receita acusada de fazer desaparecer documentação.
 
 
Paulo Nogueira
  
O caso da sonegação da Globo tende a se tornar um marco na história nacional.
Dadas as informações que vão surgindo – tudo fora da mídia corporativa, aliás – é difícil acreditar em impunidade, mesmo se tratando da Globo com sua poderosa, quase indestrutível rede de amigos, de influência, de represálias e de intimidação.
A mais recente informação veio da internet, pelo twitter de Edu Goldenberg (@edugolbenberg).
E é uma paulada.
Segundo um documento vazado por Goldenberg, uma funcionária da Receita Federal, Cristina Maris Meinick Ribeiro, simplesmente sumiu com o processo em que a Globo é acusada de trapaça fiscal na aquisição dos direitos de transmissão da Copa de 2002.
Segundo os relatos, ela está respondendo à justiça em liberdade por uma decisão atribuída ao ministro do STF Gilmar Mendes.
Papeis da Receita, veiculados pelo blog O Cafezinho, mostraram que a Receita pilhara a Globo numa manobra em que a aquisição dos direitos da Copa foi tratada como investimento no exterior.  Com isso, a Globo não pagou o imposto devido no Brasil – e sim o do paraíso fiscal em que a falsa operação foi realizada, as Ilhas Virgens.
Em 2006, o valor que a Globo tinha que pagar batia em 615 milhões de reais.
Divulgado o caso, a Globo ignorou primeiro, tergiversou depois e só reconheceu o problema quando o UOL entrou em ação (para depois, misteriosamente, abandonar a história).
Numa nota, a empresa afirmou ter pago multa à Receita.
Mas então a fonte da Receita que passara a informação ao Cafezinho veio com uma nova bomba: disse que a Globo na verdade jamais pagou a multa e nem nada dos 615 milhões assinalados. “Se pagou, mostra o darf”, desafiou a fonte.
Darf é o recibo da Receita.
Como certos cadáveres de romances policiais, o darf da Globo jamais apareceu, e esta informação ficou limitada aos sites jornalísticos, o Diário incluído.
A grande mídia não compareceu a um assunto de claro, torrencial interesse público.
Considere.
Uma escola com uma área de 10 mil metros quadrados, e 5,2 mil metros quadrados de área construída, custa cerca de 4 milhões de reais. Este custo inclui 12 salas de aula, laboratórios multidisciplinares e de informática, salas de arte e de vídeo, biblioteca, auditório, praça central e quadra esportiva coberta.
Você poderia construir mais de 150 escolas públicas desta com a sonegação da Globo – naquele e apenas naquele episódio da Copa.
E então chegamos ao interesse público.
No Brasil, o sigilo fiscal é um desdobramento da proteção à intimidade.
A Constituição diz no artigo 5º, X: “São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”. (Tudo aquilo que a mídia infringe constantemente contra seus adversários, e impunemente.)
Os tribunais, incluído o STF, entendem que este direito não é absoluto. O sigilo pode e deve ser rompido quando o caso é de “preponderante interesse público”.
“A proteção aos sigilos bancário e fiscal não é direito absoluto, sendo que os mesmos podem ser quebrados quando houver a prevalência do direito público sobre o privado, na apuração de fatos delituosos ou na instrução dos processos criminais, desde que a decisão esteja adequadamente fundamentada”, disse o STJ numa decisão.
O Ministério Público teria que pedir a quebra do sigilo no caso da Globo. Mas, pelo menos até aqui, não pediu – e este é um dos pontos que devem ser também devidamente esclarecidos.
Não que o MP não faça este tipo de coisa.
Eis um trecho de uma notícias no site do STJ: “No último mês de setembro, o ministro João Otávio de Noronha acatou parcialmente a manifestação do Ministério Público e retirou o sigilo, em parte, do Inquérito n. 681, que investiga denúncia de desvio de verbas públicas no estado do Amapá, fato esse apurado pela Polícia Federal na Operação Mãos Limpas.”
Ao acolher o pedido do Ministério Público, nesta fase de investigação, o ministro João Otávio ressaltou que, com a realização das buscas e apreensões e as prisões, o caso caiu em domínio público, “e a imprensa tem noticiado fatos com restrição de informações, o que enseja a distorção delas”.
Tudo isso – incluídas as distorções pela falta de informações oficiais – demandaria a quebra do sigilo fiscal neste caso da Globo.
Recentemente, quando o presidente do Bayern de Munique foi flagrado numa sonegação pelo uso de paraíso fiscal, o governo alemão explicou assim o rigor empregado (ele teve que pagar uma fiança de 15 milhões de reais para escapar da prisão): “Nenhum país pode funcionar quando as pessoas imaginam que podem fazer aquele tipo de coisa sem consequência.”
Neste particular, o que vale para a Alemanha vale – integralmente – para o Brasil.

Paulo Nogueira. Jornalista baseado em Londres, é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

O Anão despertou: Blogosfera divulga roubo de processo da Receita contra Globo, que pode mandar os Marinho pra cadeia

Só na blogosfera você ficou sabendo que a Globopar, controladora da Rede Globo, tinha uma dívida de R$ 600 milhões com a Receita Federal. Juiz deu a sentença a dois dias do Reveillon 2006/2007.
No dia 2 de janeiro de 2007, uma funcionária da Receita que estava de férias, apareceu no trabalho, pegou todo o processo contra a Globopar e deu uma Conceição nele, que sumiu, ninguém sabe, ninguém viu.
Por que a funcionária faria isso? Por que exatamente o processo da Globo? Pela teoria do domínio do fato, a quem interessaria o sumiço do processo? Claro que à Globopar, dos irmãos Marinho, filhos de Roberto Marinho.
Mas, por que essa história só apareceu agora? Porque o Anão despertou. A força da Blogosfera é cada vez maior, ela já é vista como poderosa alternativa à mídia corporativa, e uma pessoa resolveu vazar aos poucos o processo do calote da Globopar.
Tudo começou no Cafezinho, do Miguel do Rosário. Miguel, inteligente e ironicamente, chamou o vazador de Garganta Profunda, apelido do informante que levou ao escândalo Watergate e à renúncia do presidente dos EUA Richard Nixon.
O do nosso Garganta atual pode levar à queda do império da Rede Globo e à prisão de seus donos, os irmãos Marinho, caso fique provado que eles subornaram a funcionária para roubar o processo contra eles - e só esse processo.
Em seguida, Rodrigo Vianna conseguiu mais informações sobre o caso com o Garganta Profunda, que o levou à conclusão de que ali havia uma bomba atômica contra a Globo.
O que se confirmou ontem à noite, com a notícia publicada inicialmente no Cafezinho, noViomundo e no Tijolaço: funcionária da Receita roubou e sumiu com o processo. Ela até já foi condenada por isso.
Falta(m) agora o(s) mandante(s). A história está apenas no começo e pode mudar o curso de nossa História, caso a Rede Globo, controlada pela Globopar, não consiga explicar plimplim por plimplim, essa trama agora policialesca.
A Blogosfera pôs as cartas na mesa. Vamos ver como vai reagir a mídia corporativa. Vai partir pra cima da Globo ou vai abafar o caso? Mas, será que podem, sem perder o pouco de credibilidade que ainda lhes resta?
E o governo, ministérios da Fazenda e da Justiça, o PT, os deputados e políticos, como vão reagir? Ministério Público, Polícia Federal.

Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor.

Quem está por trás do sumiço do processo da Globo?

Muito estranho o sumiço do processo onde a Globo é autuada por dever R$ 600 milhões de reais à Receita Federal.Claro que a servidora da Receita não praticou o furto dos autos de livre e espontânea vontade.É tão claro quanto a luz solar que tem gente graúda ligada às Organizações Globo por trás do desaparecimento.Curioso é que o Ministério Público, que brigou tanto pela rejeição da PEC 37, só denunciou a servidora, deixando de fora da denúncia, por motivos inconfessáveis, quem mandou furtar o processo.Outra coisa: por que até agora a Receita Federal não reconstituiu os autos administrativos? Em todo órgão público existe cópias de todos os documentos que instruem um procedimento administrativo.Enquanto a Receita Federal poupa a Globo, esse idiota que escreve essas mal traçadas linhas tem R$ 1 mil reais a receber de restituição do Imposto de Renda e até gora não saiu nada.De registrar que já foram liberados dois lotes e até agora nada de o Terror do Nordeste receber essa merreca que tem direito.

O QUE ARNALDO JABOR DIRIA SOBRE A ACUSAÇÃO DE SONEGAÇÃO FISCAL CONTRA A REDE GLOBO

EU ? EU NÃO FALEI E NÃO VOU FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO. SONEGAÇÃO POR PARTE DAS ORGANIZAÇÕES QUE PAGAM O MEU DIN DIN É COISA QUE SÓ INTERESSA A BLOGUEIRO SUJO, A BLOGOSFERA DE ESGOTO QUE INSISTE NESSA BOBAGEM DE DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO !!


VOCÊS ACHAM QUE EU SOU OTÁRIO ? QUE EU VOU DAR UMA DE INTRANSIGENTE COM A "POSSÍVEL" CORRUPÇÃO E SONEGAÇÃO DA FAMÍLIA MARINHO ?


E DEPOIS TEM O SEGUINTE, É TUDO ESPECULAÇÃO, NÃO HÁ NADA PROVADO. SE FOSSE O LULA, O PT, A DILMA, A BASE ALIADA, OS MENSALEIROS, AÍ EU CAÍA DE PAU, MESMO NÃO HAVENDO PROVAS, AGORA...CONTRA OS MEUS PATRÕES, NEM SE HOUVER PROVAS.


SE EU ESCREVO OU FALO ALGUMA COISA SOBRE ISSO, E DEPOIS SOU DEMITIDO ? CINEASTA EU NÃO SOU MAIS FAZ TEMPO, E AÍ, QUEM VAI PAGAR O MEU NO FIM DO MÊS ? 


UM EMPREGÃO DESSES NÃO CAI DO CÉU TODO DIA NÃO ! E PELO AMOR DE DEUS, ME RECONHEÇAM NOS SHOPPING CENTER E NA FILA DO AEROPORTO.



ENTRE O MEU MENSALÃO E OS FATOS, EU FICO COM MEU EMPREGO, NADA DIGO, NADA SEI, NADA VI E NEM OUVI SOBRE SONEGAÇÃO GLOBAL. E QUER SABER DO QUE MAIS, AQUI PARA VOCÊS DA INTERNET !

 

THIETRE - RIO DE JANEIRO

Postado há por
 

Nenhum comentário: