terça-feira, 29 de junho de 2010

Barraco ainda armado

Rodrigo Maia, presidente do DEM, chama Álvaro Dias de mentiroso. Na cara dele.

Do Panorama, no Globo:

Outras notas sobre o mesmo assunto, ainda no Panorama:

Uns e outros - O DEM vibrou com a afirmação de seu presidente, o deputado Rodrigo Maia (RJ): "A eleição, nós já perdemos. Não podemos perder o caráter". Mas o PSDB não gostou e o candidato tucano à Presidência, José Serra, ficou ensandecido.

A novela do vice continua hoje - O encontro entre o candidato José Serra e o DEM, ontem à noite, sobre o vice da chapa, não foi conclusivo. O DEM falou de seu desconforto e reafirmou o desejo de fazer o vice. Serra explicou por que a escolha recaiu sobre o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e reconheceu que não encaminhou o assunto da melhor maneira. Hoje, o DEM debate o que deverá fazer. Mas a convenção do partido será burocrática e sem festa. Pode até ser transferida para a sede do partido.

Por que Rodrigo Maia fez uma declaração tão contundente? Simples. Porque o DEM sentiu-se profundamente desrespeitado pela maneira com que Serra conduziu o processo de escolha do vice. E também porque não foi a primeira vez. O tucano já tentara desmontar, no último minuto, um compromisso assumido com seus aliados no Rio, atingindo PPS, PV e DEM. Na ocasião, as lideranças do DEM no Rio haviam se manifestado de forma bastante dura, tão dura que o PSDB teve que recuar. Foi um vexame. É incrível que o PSDB tenha repetido a dose, novamente puxando o tapete de seus aliados.

*

De qualquer forma, não há nada resolvido. PSDB e DEM continuam intransigentes em suas posições. Há consenso generalizado que, independente da solução, a trapalhada de Serra constituiu seu maior tiro no pé nestas eleições.

*

Sem contar que há o risco de Osmar Dias, irmão de Álvaro Dias, ignorar o PSDB e montar o palanque para Dilma Rousseff. A indecisão de Osmar, que já beirava o patológico e o oportunismo barato, atingiu agora um patamar caricatural que, ele mesmo admite, está lhe prejudicando politica e eleitoralmete.

Nenhum comentário: