segunda-feira, 28 de junho de 2010

NIEMEYER NA ROCINHA

passarela da rocinha
Passarela desenhada por Oscar Niemeyer é inaugurada na Rocinha – Foto: Alicia Nijdam


Passarela projetada pelo arquiteto é inaugurada na comunidade, que tem acessos urbanizados

O casal Luiz Quintino e Maria Socorro de Freitas, que mora há 50 anos na Rocinha, admira a nova passarela, cujo projeto foi doado pelo arquiteto Oscar Niemeyer aos moradores da comunidade. A obra, construída pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi inaugurada neste domingo juntamente com a urbanização da entrada da favela, onde 60 casas tiveram suas fachadas reformadas e pintadas nas cores amarelo, verde, branco, azul, lilás e vermelho.

- É uma beleza, uma benção. Na passarela antiga, de madeira, quando estava chovendo, as pessoas caíam muito - contou a moradora, de 68 anos.

- Esta é mais segura, mais baixa, mais fácil para os velhos como nós usarem. A passarela de madeira estava estropiando tudo quanto é velho da comunidade -completou bem humorado seu marido, que tem 72 anos.

Luiz  Quintino e Maria Socorro de Freitas, que moram há 50 anos na   Rocinha,aprovaram a passarela - Foto: Isabela Kassow

A nova passarela da Rocinha tem uma pista de quase 60 metros de extensão, com três rampas de acesso: uma sai da comunidade e duas ficam do outro lado da Estrada Lagoa-Barra. O ponto mais alto do seu arco fica a 20 metros da pista da estrada e a 14 metros do piso da passarela. Suas curvas lembram as do arco da Praça da Apoteose.

- Essa obra tem várias importâncias; uma é a própria acessibilidade em si, a outra é urbanística, mas eu diria que a mais importante é a auto-estima – afirmou o governador Sérgio Cabral durante a inauguração da passarela. – A gente está fazendo obra de qualidade aqui na Rocinha, no Complexo do Alemão, em Manguinhos. E a população dessas comunidades está verificando que a ausência do Estado, do poder público, acabou.

O governador lembrou de outras obras já inauguradas na comunidade:

- Aqui hoje, eu falo de mais de 100 mil habitantes da Rocinha, que têm uma UPA dentro da comunidade, têm um complexo esportivo que não deixa nada a desejar a nenhum outro público ou privado do Brasil, têm essa passarela linda integrando, harmonizando, embelezando a comunidade. Em setembro estaremos inaugurando o plano inclinado, como no Dona Marta. Continuaremos urbanizando ruas e construiremos apartamentos onde era a garagem de ônibus – enumerou.

O governador Sérgio Cabral esteve na  inauguração da passarela da  Rocinha

De acordo com os técnicos, a construção da passarela foi difícil, devido à necessidade de colocar estacas e raízes inclinadas a 40 graus, a 30 metros de profundidade. A grande quantidade de fios de alta tensão amontoados no local, assim como o desconhecimento das redes de água na entrada da Rocinha, foram outros empecilhos.

A dificuldade aumentou na montagem da estrutura, por causa da sinuosidade do desenho, e foi preciso utilizar um concreto especial, cuja fórmula levou quatro meses de cálculos e estudos.

Veja mais matérias sobre o assunto:

Crianças da Rocinha têm opção de lazer em complexo esportivo, que pode formar medalhistas

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , , , , , Voltar para o início

Do Blog do Favre.

Nenhum comentário: