terça-feira, 29 de junho de 2010

Dunga calou a boca de Galvão

Ontem assisti ao jogo pela Band. De vez em quando, mudava para a Globo para saber que merda Galvão estava falando. Topei com uma xaropada em cima dos familiares de Kaká, uma desavergonhada invasão da privacidade alheia.

Depois do jogo, vi a coletiva de Dunga e entendi um pouco mais a irritação do técnico contra a imprensa. Ele explicou que vem tentando evitar que os jogadores, após os jogos, permaneçam muito tempo em pé, dando entrevistas. Disse que sua luta é para que eles descansem rapidamente após as partidas, para se alimentarem logo, e reporem as energias dispendidas em campo. Como os jogos são muito próximos uns dos outros, é preciso redobrar o cuidado com o descanso dos atletas. Ele usou várias vezes o termo "atletas" como que para lembrar que não são "estrelas" de rock ou do mundinho pop e sim seres humanos mergulhados em batalhas esportivas que requerem terríveis sacrifícios físicos e mentais.

A irritação do treinador, portanto, vem de sua luta, muitas vezes perdida, para que a CBF dê prioridade à saúde e ao equilíbrio dos atletas, ao invés de ceder, sem o devido cuidado, exclusivas para a imprensa. Profundo conhecedor do esporte, Dunga detectou as perdas físicas e psicológicas sofridas pela seleção em outras oportunidades, em função de expor os jogadores a cansativas maratonas de entrevistas, exclusivas ou coletivas.

*

Mesmo com a incontestável vitória, de ontem, repleta de lances espetaculares, o jornal O Globo não ficou satisfeito. Rancoroso e vingativo como sempre, o pasquim de Kamel decidiu irremediavelmente torcer contra a seleção.


Antes ao Globo não bastava a vitória. Tinha que apresentar futebol espetáculo. Esnobou-se a classificação em primeiro lugar. E agora, após a seleção meter três gols no Chile, sem tomar nenhum, exibindo o que foi talvez o melhor jogo de toda a Copa, o Globo opina que Brasil "ainda não encanta". Eu gostaria de saber que raio de futebol "encantado" o jornal quer. Um bando de gnomos e duendes aparecendo misteriosamente na pequena área e fazendo gol?

Um comentário:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

O desencanto deles é a nossa sastifação em saber que não manipulam a seleção como fantoxes a lhes darem audiência exclusivas.