sábado, 30 de outubro de 2010

DILMA E SERRA NO DEBATE DA TV GLOBO - FOTOS - DESTAQUES - O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS E A REPERCUSSÃO - AQUI

sábado, 30 de outubro de 2010


Foi um debate sem os ataques e troca de farpas ostensivas como os anteriores. Os candidatos apenas de forma superficial e indireta lembraram e apontaram ao eleitor/telespectador, o que consideram o ponto fraco, erros e contradições do adversário. Pode-se dizer que foi "morno" e até repetitivo, pois quase nada em termos de propostas novas foi apresentado.

Serra possui um maior domínio do jogo de cena, e alterna bem a entonação da voz, Dilma conseguiu uma postura equilibrada, foi firme sem agressividade, neutralizou assim a maior experiência em debates que o candidato tucano acumulou nos seus anos de política. Não se concretizou a previsão de que Serra engoliria Dilma, ela cresceu e participou desse último encontro eleitoral em igualdade de condições.

Sanguessugas pra lá, aloprados pra cá, houve empate até na dificuldade em dizer PROCURADORIA. Os dois candidatos engasgaram na palavra, e não se arriscaram a enveredar por "Erenices ou Paulos Pretos" quando o assunto foi CORRUPÇÃO. Ficaram nas propostas bem semelhantes de fortalecimento das Instituições e mecanismos de controle como Ministério Público, CGU e Justiça mais rápida. Dilma nesse tópico lembrou que a Polícia Federal foi fortalecida e qualificada para atuar, e como resultado, corruptos do andar de cima foram alcançados. O eleitor indeciso que fez a pergunta, era do Distrito Federal, e, enquanto Dilma respondia, ele balançou a cabeça em sinal positivo.

Serra voltou a insinuar que se eleito fará uma intervenção na economia, tentando de forma que não explicitou, alterar a questão da relação Real / Dólar. Ele apontou a dificuldade do exportador brasileiro concorrer com chineses e até argentinos.

Na questão da EDUCAÇÃO, os dois candidatos se comprometeram com a questão do piso nacional dos professores. Serra disse que em São Paulo os professores ganham acima desse piso, mas, que no resto do Brasil o governo federal precisa ajudar estados e municípios a pagar o valor do piso, o que, segundo ele não acontece atualmente. Dilma disse que uma educação de qualidade passa obrigatoriamente por professores bem remunerados e preparados. Ressaltou que não se trata grevista / professor com cassetete nem interrupção de diálogo. Assumiu o compromisso de fazer dessa questão a prioridade de seu governo.

Logo de início, os dois candidatos responderam sobre o SERVIDOR PÚBLICO, e, nesse ítem, ainda que seja forçoso reconhecer que o governo Lula melhorou muito a remuneração da categoria e promoveu concurso público, tanto PSDB como PT ainda estão devendo. Continuam a ocorrer as terceirizações e precarização de mão de obra, contratações temporárias e por cooperativas. Naárea da saúde o problema é ainda muito grave.

SEGURANÇA foi um tema sem novidade. Serra veio de Ministério da Segurança e Dilma falou nos aviões não tripulados. Serra disse que se eleito vai criar a Guarda Nacional e o sistema nacional unificado de informações criminais. Dilma rebateu dizendo que o sistema já existe e que a Força de Segurança já atua como auxiliar dos governos estaduais.

Minha conclusão: O debate em si não terá nenhuma influência no resultado das eleições de amanhã. Pouco contribuiu mesmo para alguém relmente indeciso se posicionar. Vejamos de que forma ele será ao longo do dia de hoje tratado na grande imprensa. De forma isenta, o resultado foi 1 X 1, e, se meu time perder, o que acho difícil, eu não materei nenhum.

Willian Bonner apresentou o Debate na Globo

Qual a sua opinião sobre o debate na TV Globo - Comente

<>

Um comentário:

Unknown disse...

É...também penso dessa forma, o debate foi muito morno, apresentado em um horário ruim...o candidato Serra, usou alguns dos projetos que já estão sendo aplicados do governo Lula, como se ele ganhando tirará do papel (exemplo o caso do MEI - Micro Empreendedor Individual, projeto esse que já saiu do papel, a Dilma não fez esse comentário, com parceria do SEBRAE e o governo) além de outros que já está em curso...mas em súmula, foi bem morno mesmo...
Espero que amanhã a candidata Dilma vença, pois não acredito em quem mente...e o sr.Serra infelizmente prá ele...
Também espero além da vitória de Dilma, que continue os projetos do governo Lula, além do aprimoramento dos mesmos...
A verdade vencerá a mentira...
Com a Graça de DEUS.