sábado, 11 de março de 2017

Dilma inicia em Genebra conferências e debates sobre a democracia no Brasil



A presidenta eleita do Brasil Dilma Rousseff participa, a partir de sexta-feira, dia 10 de março, de uma série de encontros internacionais para dialogar e debater sobre o contexto social e político no Brasil durante e após o processo de impeachment. Seu roteiro inclui Genebra, que sedia o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, e Lisboa, onde será recebida pela Fundação Saramago.

Nesta sexta-feira ela se encontra com o secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas, Olav Fykse Tveit, e com a ex-presidenta da Suíça, Ruth Dreifuss.

No sábado (11), profere conferência no Fórum Direitos Humanos, evento paralelo ao 15º Festival Internacional de Filmes de Direitos Humanos, em Genebra, do qual é convidada. Neste evento, enfocará o tema da luta contra a fome e a pobreza no Brasil e os riscos que sofre essa estratégia prioritária de seu governo com o projeto em curso no País. Ao seu lado estarão Christophe Golay, da Academia de Genebra de Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos e Collin Gonsalves, advogado da Suprema Corte da Índia e fundador do Human Rights Law Network, abordando a mesma temática no contexto indiano.

Ainda em Genebra, Dilma terá encontros com parlamentares suíços e relatores de direitos humanos. No dia 13 ela se reúne com pesquisadores do The Graduate Institute of Genebra para falar sobre o futuro da luta contra o neoliberalismo.

Em Portugal a partir do dia 13, Dilma Roussef será recebida pela Fundação Saramago, Casa do Brasil em Lisboa e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. No dia 15, às 18 horas, profere a conferência “Neoliberalismo, desigualdade, democracia sob ataque” em evento marcado para o Teatro da Trindade, na capital portuguesa.

Nos dois países a ex-presidenta terá encontros com jornalistas e meios de comunicação nacionais, além de conversas com parlamentares, pesquisadores e brasileiros no exterior.

No Blog do Alvorada

Nenhum comentário: