Ivan Pacheco/Especial para Terra
"Serra está sem mandato, com tempo suficiente para fazer campanha. Não precisava adiar as prévias"
|
Marina Dias
Os ânimos do PSDB paulistano estão cada vez mais exaltados
desde que José Serra anunciou estar disposto a ser candidato à
Prefeitura de São Paulo. Na quarta-feira (29), os pré-candidatos
tucanos, José Aníbal e Ricardo Tripoli, concorrentes de Serra, enviaram
uma carta à executiva municipal do PSDB para criticar o adiamento das
prévias - o processo estava marcado para este domingo (4) e, agora, será
realizado em 25 de março - e também pedir pelo menos dois debates com o
ex-governador. A interlocutores, Serra diz que não participará de
nenhum tipo dessas atividades."Se Serra não for ao debate, nós deixaremos a cadeira dele vazia. Mas alguma coisa precisa ser feita nesses próximos 25 dias", afirmou Tripoli em conversa com Terra Magazine. "Na reunião de terça-feira (28), que adiou as prévias, propusemos, eu e Aníbal, o dia 11 de março, mas houve intransigência por parte do presidente municipal do PSDB, Julio Semeghini, e do líder do partido na Câmara Municipal, Floriano Pesaro, para que as prévias fossem dia 25", completou o tucano.
De acordo com defensores das prévias no início deste mês, a votação da executiva municipal seria favorável à manutenção do dia 4, mas o grupo ligado ao governador Geraldo Alckmin e ao próprio Serra entrou em cena - via ligações e mensagens de texto durante a reunião - e mudou o placar. A votação acabou com vitória apertada dos serristas: 10 a 8 pelo adiamento das prévias.
O deputado federal Ricardo Tripoli e o secretário de Energia do governo Alckmin, José Aníbal, não retiraram suas pré-candidaturas após José Serra sinalizar que seria candidato, como fizeram os secretários Bruno Covas (Meio Ambiente) e Andrea Matarazzo (Cultura). No entanto, a proposta de adiamento das prévias gerou mal-estar em Tripoli e Aníbal, que já estão em pré-campanha há alguns meses.
Aníbal afirmou que Serra já é muito conhecido da militância e que não precisa de mais tempo. Tripoli seguiu a mesma linha. "Serra está sem mandato, tem tempo suficiente para fazer a caminhada dele. Todo o processo foi em cima da militância. Não é justo que os três pré-candidatos não façam nenhum debate para confrontar suas ideias e, assim, a militância possa escolher", declarou.
Do Portal do TERRA.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário