O corredor vai reduzir em uma hora do tempo de viagem, segundo previsão da prefeitura, beneficiando cerca de 120 mil pessoas por dia. Tem 56 km de pistas exclusivas, com obras viárias para reduzir o tempo. O trajeto completo que demorava quase 2 horas, será reduzido para 52 minutos.
Lula discursou para uma plateia formada por operários das obras e moradores. Foi aplaudido diversas vezes por centenas de pessoas, inaugurou o túnel da Grota Funda que recebeu o nome do ex-vice José Alencar e andou no novo ônibus articulado, que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca.
Nessa etapa inicial são abertas 9 estações, com uso de bilhetes e catracas semelhantes ao funcionamento do metrô, e 11 ônibus articulados com capacidade para 140 passageiros por viagem.
O "ligeirão" vai tirar de circulação 26 linhas convencionais, gradualmente, sem prazo definido ainda, para não prejudicar os atuais passageiros.
Nos próximos dois meses, o "ligeirão" funcionará em fase de testes, em horário reduzido, e após esse período entrará em funcionamento pleno.
Essa linha é um dos vários BRT`s que estão sendo implantados no Rio.
Curitiba foi a primeira cidade a implantar esse sistema com sucesso. São Paulo tinha projetos semelhantes desde o governo da ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP), mas não foram tocados pelos sucessores José Serra e Kassab.
Abaixo, vídeo institucional do Ligeirão Transoeste:
Um comentário:
Quando foi inaugurada a linha amarela,um indignado empresário dono de uma agência de automóveis importados na Barra, fez um inflamado discurso na praça de alimentação do Barra Shopping. Sem o menor pudor, dizia para quem quisesse ouvir: E agora? o que será de nossas praias sendo frequentadas pela aquela gente de Ramos,Penha e até de Caxias? como pode termos que dividir o mesmo espaço com eles? Nunca mais vi esse sujeito, mas se não enfartou naquela época, agora ele enfarta.
Postar um comentário