domingo, 26 de agosto de 2012

Dossiê Gushiken - A verdade que a velha imprensa esconde desde 2006

Clique na imagem para ir ao documento
Na história recente da política brasileira, raramente ações políticas foram tão dramatizadas e tensionadas como as ocorridas no âmbito da CPI dos Correios, instalada em 15 de junho de 2005.
A referida CPI teve méritos inegáveis. De sua vigorosa ação investigadora haverá de resultar uma maior vigilância e controle da máquina pública e, espero, ainda, a retomada mais corajosa em torno da urgência de uma profunda reforma política no Brasil. Mas teve também sua imagem nublada quando, na voragem das denúncias, permitiu a proliferação de comportamentos abusivos, danosos à imagem pública de instituições e pessoas inocentes.
Na antigüidade cunhou-se a frase, hoje clássica: “à mulher de César, não basta ser honesta, mas sim parecer honesta”. Da sabedoria política dos mineiros cravou-se outro ensinamento: “em política, o mais importante não é o fato, mas a versão sobre o fato”.
Mas foi no palco da CPI, com ampla repercussão na mídia, que se adicionou e se impôs uma outra regra, inquisitorial em seus métodos e perigosa em seus efeitos, e que se firma na idéia de que “a suspeição equivale à prova”.
Essas armas foram exploradas à exaustão, e poucas vezes se viu tamanho estímulo para a prática de denúncias vazias e tamanha condescendência para o exercício da calúnia.
“Estou encantado, porque vamos nos ver livres dessa raça pelos próximos 30 anos”, (referindo-se ao Partido dos Trabalhadores) bradou o senador Jorge Bornhausen, em uma reunião com empresários em 27/09/2005, revelando inequivocamente a fúria oposicionista contra o governo Lula.
“O sr. organizou uma quadrilha no Governo Lula”, foi o que disse, de dedo em riste, o Deputado Ony Lorenzoni no dia 14 de setembro passado,no plenário da CPI, sem a mínima prova que pudesse amparar tão contundente acusação sobre a minha pessoa.
Comportamentos semelhantes se repetiram na CPI, que se transformou em terreno fértil para disseminar o veneno do desrespeito, da mentira e da difamação. Os adversários armaram-se para deflagrar tempos de guerra na política.
Quando a política resume-se ao horizonte de conquista do poder, a esfera pública se torna campo fértil para uma guerra aberta onde aniquilar o outro é a primeira e única regra do jogo.
Arruinar reputações e destruir o estoque de credibilidade são os primeiros passos.
Mas a destruição de reputações só tem eficácia quando a comunicação atinge a opinião pública. Em meio a essa batalha, que ocorre desde maio de 2005, informações centrais para a opinião pública praticamente desapareceram ou passaram despercebidaos.
Neste contexto, fui vítima de informações falsas e de calúnias, lançadas por detratores profissionais.
Com este documento espero oferecer elementos para contrapor, mais uma vez, à avalanche da desinformação e às versões que a oposição logrou consagrar.
LUIZ GUSHIKEN
Março/2006.
Em março 2006, após deixar o ministério no primeiro governo Lula, Luiz Gushiken elaborou e tornou público um dossiê sobre si mesmo, com o título "CPI DOS CORREIOS - SECOM/GUSHIKEN - FATOS e VERDADE".
O documento apresentava as acusações falsas espalhadas pela velha imprensa e pelos parlamentares da oposição contra ele, seguido das respectivas respostas, uma a uma, para restabelecer a verdade, com documentos anexos.
Provavelmente pouca gente tomou conhecimento desse dossiê e seu conteúdo, pois a mesma imprensa que o acusou recusou-se a dar-lhe o direito de resposta proporcional aos danos.
Além disso, restabelecer a verdade sobre aqueles acontecimentos não atendia os interesses eleitorais da velha imprensa naquelas eleições de 2006. Dane-se a verdade, era o lema nas redações inescrupulosas.
Talvez por isso, pela imprensa continuar tratando-o como "mensaleiro", o então Procurador-Geral, sob pressão do clamor da imprensa pela condenação de um ex-ministro do governo Lula, o manteve na denúncia e o STF acatou, mesmo quando já estava mais do que claro sua inocência. O erro só está sendo corrigido agora, com até o Procurador-Geral pedindo sua absolvição.
Hoje, aquele dossiê ganhou valor histórico, por documentar o obscurantismo golpista e a prática de torturas sobre a honra alheia aplicadas pelos maiores veículos de comunicação do país.
Curioso notar que Gushiken chefiou a secretaria de comunicação do governo Lula, de 2003 a 2005, setor que se relacionava com os órgãos de imprensa. Para ser tratado com a deslealdade com que foi, deve ter contrariado o bolso de muito barão da mídia.

Nenhum comentário: