sábado, 6 de julho de 2013

Veja propõe seu plebiscicto e mostra seu radicalismo


Numa reportagem de capa que acusa as autoridades em Brasília de agir como extraterrestres, a revista da Editora Abril elabora dez questões que poderiam ser submetidas à população; entre elas, Veja sugere que quem recebe o Bolsa-Família deve ser impedido de votar; em outra, que seja fechada a embaixada do Brasil em Cuba; revista condena ainda financiamento público de campanha e voto em lista e pede a redução da maioridade penal; o plebiscito de Veja, ao menos, revela sua agenda política, que é bem mais conservadora do que o plebiscito encaminhado por Michel Temer e José Eduardo Cardozo ao presidente do Congresso, Renan Calheiros
Qual seria o plebiscito dos sonhos da Editora Abril, que, embora enfrente dificuldades na área editorial, começa a se tornar um dos maiores grupos de educação do País? Essa "consulta popular" está nas páginas de Veja desta semana e revela, entre outras coisas, que a Abril deseduca. Numa das questões, por exemplo, a revista sugere que os beneficiários do Bolsa-Família devem ser impedidos de votar.
A capa acusa as autoridades, em Brasília, de agir como extraterrestres, mas é a própria revista que revela falta de sintonia com a sociedade, ao propor, por exemplo, que o Brasil feche sua embaixada em Cuba.
Abaixo, as dez questões do "plebiscito de Veja":
1) Os brasileiros trabalham cinco meses do ano só para pagar impostos e agora o governo quer que paguemos também todas as campanhas eleitorais dos políticos. Você concorda?
(Nota do 247: ao apresentar dessa forma o tema do financiamento público de campanha, Veja omite que o financiamento privado é mais caro para a sociedade, uma vez que gera a corrupção e distorce as prioridades da agenda pública)
2) Se bem gasto, o dinheiro dos impostos seria mais do que suficiente para prover de educação, saúde e segurança os brasileiros. No entanto, a população tem de pagar uma segunda vez por escolas privadas, médicos e seguranças. Você concorda?
(Nota do 247: ontem, a Abril anunciou a aquisição, por R$ 106 milhões, de um grupo de escolas privadas)
3) Você concorda em proibir o uso de jatinhos da FAB por políticos e, com o dinheiro economizado, investir na melhoria do transporte coletivo urbano e na saúde?
4) Aos 16 anos, um(a) brasileiro(a) já pode votar e se casar. Caso ele(a) cometa crimes bárbaros, deve ser julgado(a) como se fosse uma criança?
5) Você concorda que Brasília deveria abandonar a galáxia distante onde vive e voltar para o Brasil?
6) Você concorda que deveria acabar a alegação de "réu primário" uma vez que isso beneficia quem mata pela primeira vez, mesmo que de maneira cruel e sem chance para a vítima?
7) Você aceita ceder aos caciques dos partidos políticos seu direito de escolher o candidato em quem votar?
(Nota do 247: ao apresentar dessa maneira o sistema de voto em lista, Veja omite que a medida fortalece partidos políticos e reduz o espaço para aventureiros, como Tiriricas)
8) Você concorda que deveriam ser fechadas as embaixadas brasileiras na Coreia do Norte, Cuba, Azerbaijão, Mali, Timor-Leste, Guiné Equatorial, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Botsuana, Nepal, Barbados e em outros países sem a menor expressão, e o dinheiro gasto com elas investido nos hospitais públicos no Brasil?
(Nota do 247: a pergunta revela que escolha do quase fascista Maycon Freitas como "a voz que emergiu das ruas", na semana passada, não se deu por acaso)
9) Você concorda que quem recebe dinheiro do governo federal poderia ter o direito de se declarar impedido de votar por óbvio conflito de interesses?
(Nota do 247: o alvo, explicitado por Veja na reportagem, são os 13 milhões de beneficiários do Bolsa-Família, que "poderão levar em o benefício em conta na hora de votar")
10) O governo tem 39 ministérios e nenhum deles resolveu sequer um problema relevante do Brasil. Você fecharia a maioria deles?
Diante de todas essas perguntas, pode até ser que Brasília esteja repleta de extraterrestres. Mas o fato é que os editores de Veja também habitam um universo paralelo.
No 247

Nenhum comentário: