domingo, 16 de março de 2014

E agora, Obama? Criméia Russa, 93 x Ucrânia, 7. E é ilegal?


E agora, Obama? Criméia Russa, 93 x Ucrânia, 7. E é ilegal?

16 de março de 2014 | 18:13 Autor: Fernando Brito
crimeareferendo
O resultado da pesquisa de boca de urna do referendo que decidiu sobre a união da Criméia à Rússia representa uma derrota histórica para o Governo norte-americano.
Os 93% de aprovação, mesmo que sejam um pouco menos no resultado da apuração, revela que não foi apenas a maioria de 60% dos habitantes de origem russa que votou pelo fim da associação do país à Ucrânia, depois da ascensão do governo filo-nazista que assumiu o governo de Kiev com o apoio do Ocidente.
maioriafala
Também muitos cidadãos de origem ucraniana e tártara decidiram assim, por se sentirem historicamente ligados a Moscou.
Diante deste resultado, como dizer que é ilegal a manifestação do povo da Crimeia?
O comparecimento às urnas foi, segundo as informações disponíveis, de mais de 80 por cento.
Como sustentar que é liberdade e democracia ficar contra a manifestação de 9 entre dez cidadãos de uma comunidade que nem sequer é, historicamente, parte da Ucrânia?
Putin sai vitorioso e Obama, derrotado.
Pior: o resultado vai colocar o próprio território ucraniano em grave instabilidade, pois, como você vê no mapa ao lado, na maioria de seu território a língua mais falada é o russo, sendo que no Sul e no Leste esta proporção supera os 80%.
O teremos a democracia retraduzida como “o governo da minoria”?

PS. Depois de escrever o post, leio que o resultado do referendo, indicam as primeiras parciais, foi de 95,5%. Acachampante. E também uma lição sobre a desinformação em que a mídia nos manteve, apresentando uma Crimeia dividida.

Do Blog TIJOLAÇO.

Nenhum comentário: