domingo, 23 de março de 2014

“Partido” da Marina cobra R$ 30 para militante ter direito de participar das decisões


Criado por Marina Silva (PSB) para “fundar uma nova política”, o movimento Rede Sustentabilidade está cobrando para que seus filiados votem nas convenções estaduais. O valor mínimo para o militante exercer o voto é de R$ 30, segundo resolução nacional que estabelece o regimento interno das convenções de 2014.
De acordo com o jornal  Hoje em dia, os fundadores do Rede em Minas acusam Marina de “selecionar os filiados” e distorcer os ideais do movimento. Para eles, o Rede pratica a “velha política”. Aqueles que não puderem pagar o voto, devem apresentar uma justificativa por escrito, de acordo com o documento.
“A Marina e sua cúpula criaram regras absurdas para ganhar dinheiro. Temos 52 filiados no Aglomerado da Serra e outros 50 em Betim que ficaram fora do movimento por causa disso. Quem não puder, tem que apresentar atestado de pobreza”, disparou um dos fundadores o advogado Tito Lívio. De acordo com ele, a convenção em Minas será realizada em abril.
O artigo 6º do regimento traz a seguinte regra: “O filiado será considerado em dia com suas obrigações financeiras mediante o pagamento da contribuição extraordinária para a primeira convenção da Rede Sustentabilidade no valor mínimo de trinta reais”.
Velha política
Lívio faz parte de um movimento paralelo que questiona tais posicionamentos da cúpula nacional do Rede Sustentabilidade. Em um manifesto assinado pelo grupo interno Coletivo Mineiro, eles afirmam que pessoas são desfiliadas e assinaturas são impugnadas ilegalmente.
“A rede era um partido para receber pessoas, ativistas, mas continuam fazendo a velha política do mesmo jeito. Não tem nada de decisões horizontais, ações democratizadas. Não existe nada disso. Marina é uma fraude”, disparou o militante.

Nenhum comentário: