quarta-feira, 19 de março de 2014

MERVAL PEREIRA DELIRA - E FAZ ANÁLISE POLÍTICA AO SABOR DE SUA VONTADE

Num eventual segundo turno com Dilma, Campos poderia ter os votos dos oposicionistas em peso e mais os de petistas descontentes com o governo atual.
Merval Pereira - O Globo - 19/03/2014 - Pág. 4
=======================
É sabido que no segundo turno, sempre ocorre uma quebra e repartição de forças, nem sempre proporcional, entre os dois candidatos que se habilitam à disputa eleitoral. Num sistema político como o nosso, achar que algum tipo de força, mesmo as de oposição, irão em peso para uma candidatura, é pura bobagem. Pesa muito o fato de quem tem mais chances de vencer e a barganha para a composição do futuro governo. Assim, se considerarmos oposição, PV - SSD - PSC, é pouco provável que não estejam divididos em um eventual, e hoje, também, pouco provável, segundo turno nas próximas eleições presidenciais.

Outra balela de Merval, é afirmar que Campos teria votos de petistas descontentes. É muito mais fácil Dilma ter votos de integrantes do REDE de Marina Silva, estes sim, DESCONTENTES, com a posição que o Partido vem tomando em relação às composições de palanques que o PSB/REDE/PPS estão montando. Marina vem sendo pressionada e não está encontrando espaço para acomodar a tal "disfuncionalidade" do sistema aos interesses da REDE e do PSB

Não devem nem mesmo ser descartadas, defecções dentro do próprio PSB. Há no Partido Socialista uma preocupação com a retórica de Campos e seu afastamento dos princípios partidários. O temor de que, depois das eleições, caso o partido saia derrotado, ocorra o fim da aliança com Marina, e o PSB vire uma espécie de DEM, sem nem mesmo ter mais a referência de ser um partido de esquerda é crescente. 

Há, por vezes, uma diferença enorme entre os fatos como eles realmente são, e a nossa vontade de como eles deveriam ser. Sempre que um jornalista coloca suas preferências pessoais e partidárias acima dos tais "fatos", a análise sai prejudicada, o leitor recebe uma mensagem truncada e distorcida, e o bom jornalismo é deixado de lado.

Nenhum comentário: