sábado, 28 de novembro de 2009

Blog de Nassif : A diferença entre Bradlee e Frias Filho

Também copiado do Blog do FAVRE, que está em Minhas Notícias.
Visitem este Blog.
Saraiva

27/11/2009 - 18:48h

Blog de Nassif:

A diferença entre Bradlee

e Frias Filho

do Blog de Nassif

Por Ronaldo Bicalho

Confesso que, como tantos outros cidadãos brasileiros, eu fiquei chocado com o artigo publicado na Folha de São Paulo sobre a suposta tentativa de estupro impetrada pelo atual ocupante do cargo mais importante do país, ao tempo em que esteve preso em 1980.

A acusação é extremamente grave, considerando a importância do cargo ocupado pelo acusado, a natureza do crime a ele imputado e o fato da Folha de São Paulo ser o maior jornal do país.

A prova apresentada pelo artigo são as reminiscências de uma conversa entre o acusado e o autor do artigo, ocorrida há quinze anos, presenciada por outras pessoas, algumas identificadas e outras não.

Das testemunhas identificadas, uma delas, Paulo de Tarso, já desmentiu o autor do artigo.

Em “todos os homens do presidente”, sobre o caso Watergate, há uma cena em que o velho editor do Washington Post, Ben Bradlee, pergunta aos seus jovens repórteres se eles têm noção sobre a gravidade das acusações que eles estão fazendo, e os manda buscar mais provas antes de fazê-lo.

Sempre achei que “Todos os homens do presidente” não é apenas um filme sobre a coragem e a determinação de dois repórteres, Woodward and Bernstein, mas sobre o compromisso com as instituições representado por Bradlee. Que ao final apóia os seus jornalistas quando identifica uma ameaça às instituições por parte da quadrilha reunida em torno de Nixon.

Na verdade, é o velho editor que dá um sentido ético à ação dos dois jornalistas e, ao final, e ele que banca a continuação das investigações, a partir de provas concretas que os jornalistas vão levantando.

Enfim, ao que parece vivemos tempos estranhos nos quais abundam os pretensos Woodwards e Bersteins e escasseiam dramaticamente os Bradlees.

Abaixo seguem dois vídeos com cenas do velho Jason Robards no papel de Bem Bradlee, que lhe deu o Oscar de melhor ator coadjuvante de 1976. É impressionante a dignidade que o ator empresta ao seu personagem. Personagem este que simboliza um tipo de jornalismo que, ao que parece, está chegando ao final; substituído por uma prática que não tem o menor compromisso com as instituições, e no qual a leviandade substituiu qualquer responsabilidade com a ética; qualquer que seja ela.

http://www.youtube.com/watch?v=HEjk7ufsG2c&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=PZfKKz2GbV0&feature=related

14 comentários para “A diferença entre Bradlee e Frias Filho”

  1. A outra testemunha de Benjamin seria um americano que não entenderia português e para o qual ele (Benjamim) não traduziu o que Lula relataria naquele momento.
    Quer dizer, Benjamim deve ter fumado maconha estragada.
    Quanto a Folha, só entendo isso como trabalho de um jornal que faz oposição num país em que a oposição fracassou.

  2. Fumou maconha estragada e ligou para a Folha.
    Benjamim: oi, é da Folha? Quero relatar uma bomba contra Lula.
    Frias: o que
    Benjamin: bla bla bla bla bla

    Mais um dia de oposição, quer dizer, da oposição brasileira contra Lula,,,,

    Vejam só onde o ódio de classe pode chegar. Além do mais, em jogo muita grana do pré-sal, olimpiadas, um bom nome do Brasil no exterior,,etc etc

    Custe o que custar, a Folha tem que eleger Serra presidente. E como isso não será conseguido através desta oposição vencida, nada mal como a imprensa assumir este vácuo, mesmo que exalando este fedor

  3. Marco Aurelio disse:

    A velha mídia desce,célere,pelo ralo do esgoto onde se meteu…

  4. Widmark Recife disse:

    Só podemos dizer que tudo isso é desespero, falta de vergonha, de respeito com o Presidente da República e com o povo brasileiro. Com esta atitude o menudo da folha atingiu o ápice da canalhice. Posso dizer que ele não viu a “cena em que o velho editor do Washington Post, Ben Bradlee, pergunta aos seus jovens repórteres se eles têm noção sobre a gravidade das acusações que eles estão fazendo, e os manda buscar mais provas antes de fazê-lo”. Chega de assassinato de reputação, vamos dar um basta a esta política de difamação, amanhã apenas com um pequeno erramos, fica o dito pelo não dito.

    a falta de respeito, a apelação e desespero de um grupelholeva a

    • Vera disse:

      Vamos:

      - encerrar as assinaturas
      - comentar em todos os espaços possíveis de todas as editorias e blogs do Uol etc.
      - comentar no site da editora do sujeito
      - e de todos os blogs que supostamente queiram repercutir esta bobagem

      Falta de respeito tem limite em nossa imeeeeensa capacidade de resiliência!

  5. luzete disse:

    parabéns, parabéns ronaldo. palavras necessárias.

  6. Douglas Otaviani Tôrres disse:

    Retificando ,a Folha já foi o maior jornal do país. como disse o Eduardo Guimarães isto é so o começo ,quando FHC reconheceu o filho apos 18 anos estava se preparando o ataque , e a coisa só vai piorar . A oposição e a midia principalmente (esta é a oposição de fato) ,não tem propostas ,contraponto , não tem ideias , estas são suas armas ,o jogo sujo de esgoto ,sem parametros éticos ou morais , vai se enterrando na vala sem fundo cheia da sua própria e fétida moral. 2 pontos , a eleição da Dilma , e a Confecom serão os marcos para derrocada deste tipo de jornalismo ,que como voçe mesmo já denunciou aqui Nassif esta com sua capacidade de produzir escandalos esgotada , espero que sim .

  7. Lee santos disse:

    Creio que o objetivo de tudo isso é apenas macular a imagem e o prestígio do Lula, provocar uma aura de dúvida nas pessoas, nem que nada seja provado.Se para isso for preciso descer o mais baixo possível, o ódio, inveja e desconforto “, aparentemente incontroláveis “daselites” , eles o farão sem pestanejar..
    Mas, como já disse o Edu Guimarães no seu blog; não se impressionem, se nos próximos dias aparecer algum cinquentão nas manchetes, dizendo ter sofrido tentativa de estupro nos anos de chumbo, por ninguém menos que o atual ocupante da Presidência da República.

  8. Jaime Balbino disse:

    Eu também sempre me lembro dessas cenas do filme “Watergate” quando vejo editores de jornais, revistas publicando material falso ou de impossível confirmação (o mesmo que mentiroso, já que nada factual o sustenta a não ser uma pessoa ou documento apócrifo).
    O Benjamin será a Lina Vieira do Lula

  9. Pedro Cavalcante disse:

    FSP
    não faz jornalismo

    faz bandidagem

  10. C. Brayton disse:

    Estupro QUÊ? Eu deixo o escritorio passear uma hora e de repente brotam mais filhos naturais e falhas humanas do que Fernando Lugo. Vou conferir.

  11. valter disse:

    Nada justifica uma baixaria dessas. Tenho minhas restrições ao governo do petista, não compartilho do mesmo entusiasmo da maioria dos comentaristas aqui do portal até mesmo do dono do blog que democraticamente permite que todos coloquemos nossas opiniões. Mas uma canalhice como essa publicada na Folha é de amargar. Nenhum homem público merece uma safadeza dessas. Em campanhas eleitorais todos sabemos que usam tudo o que tiver ao alcance e muito mais, porém há que se respeitar a dignidade das pessoas.
    Pode ser só um ataque baixo, inferior de um desqualificado. Porém com a anuência de um veículo de comunicação como o jornal em questão, a coisa muda de figura. Merecia um processo definitivo, cabal.
    É lamentável ter que conviver com coisas do tipo. Mais e mais ficamos sem opção. Eu, pelo ao menos me encontro assim.

  12. Castro disse:

    Vamos ver a lista de adjetivos que a nossa edificante imprensa atribuiu ao Lula:

    - Analfabeto;
    - Grosseiro;
    - Cafona;
    - Estuprador;
    - Pederasta;

    Agora só falta para coroar; Pedófilo

    Realmente a nossa oposição tem o dom de usar inteligentes argumentos e propostas (devem ser os anos de MBA’s).

    Alguém poderia imaginar o que seria o (improvável) governo Serra?

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , , , , Voltar para o início

Um comentário:

Terapeuta disse...

No fundo, no fundo, César Benjamin gostaria de ter sido um Zé Dirceu. Não conseguiu, frustrou-se.
http://migre.me/cLTD

Seria esse CB um dos judas ao qual Lula se referiu?