sexta-feira, 27 de novembro de 2009

IPTU de Kassab: Aumento em até três anos. Que diz o Serra?


Copiado do Blog do FAVRE, do Luis Favre, que está em Minhas Notícias.

Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva


IPTU de Kassab: Aumento em até três anos
Cerca de 276 mil imóveis serão afetados pela diluição nos reajustes superiores a 40%

Na TV Serra diz que procura melhorar o que PT faz. O exemplo, segundo ele, é a Prefeitura SP

Diego Zanchetta – O Estado SP
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), afirmou ontem que espera concluir a correção da Planta Genérica de Valores (PGV) em três anos. A mudança resultará em aumento do IPTU para 1,7 milhão de proprietários. Em 2010, porém, haverá uma trava para os reajustes, de 40% para residenciais e de 60% para comércios. A partir de 2011, 276 mil imóveis com previsão de reajustes acima do teto de 2010 estarão sujeitos a novos aumentos.
O governo não definiu os limites de reajustes para 2011 e 2012. A Prefeitura espera arrecadar R$ 644 milhões com a aplicação da correção. Questionado sobre quais serão os índices para 2011 e 2012, Kassab disse não existir definição. “Cada ano é um ano, uma realidade diferente. O que estamos buscando é a justiça tributária”, disse o prefeito ontem ao SPTV 1ª Edição, da TV Globo. A Secretaria de Finanças não se pronunciou, mas, até a semana passada técnicos informavam que a correção poderia durar cinco anos.
Vereadores temem desgaste, caso votem neste ano as correções de 2011 e 2012. “O prefeito pode também aplicar a correção de até 60% em 2010 e nos próximos anos replicar somente a correção inflacionária. Dessa forma, o passivo de aumentos para 276 mil imóveis poderia ser lançado para a próxima correção da PGV”, afirmou ontem um líder governista, que pediu sigilo.
Anteontem, a alta do IPTU passou em primeira votação. A tendência é de que o projeto seja votado em segunda e definitiva votação na próxima quarta-feira, sem alteração. A única possibilidade de mudança aceita pelo governo é costurada entre as bancadas do PSDB e do PT. Os dois partidos defendem o fim da trava de 40% para 41 mil imóveis residenciais da capital com valor venal estimado acima de R$ 620 mil.
Na realidade, petistas e tucanos tentam com o projeto demarcar apenas uma posição política para eleitores, já que não é certo que esses imóveis de alto padrão terão reajustes acima da trava. O Shopping Iguatemi, por exemplo, em área nobre do Jardim Paulistano, terá um IPTU reajustado em 7% com a correção da PGV.
“A que ponto chegamos, a oposição reclamando de redução de impostos!”
Sergio de S. Oliveira marisanatali@netsite.com.br
Monte Santo de Minas (MG)
Para ler mais acesse http://blogdofavre.ig.com.br/

Nenhum comentário: