quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Erros do Governo Serra tumultuam exame de avaliação escolar

Copiado do Blog POR UM NOVO BRASIL, da amiga Jussara Seixas.
Visitem este Blog.
Obrigado,
Saraiva
Erros do Governo Serra tumultuam exame de avaliação escolar
Cadernos errados de respostas, ausência de informações e mistura de questões estão tornando dramáticas para os estudantes – e vexatórias para as autoridades – as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), uma espécie de Enem do Governo Serra.
O exame avalia as escolas e os professores influindo até sobre o pagamento de bônus aos profissionais. Os erros já foram identificados em escolas de cinco cidades – Mairiporã, Caieiras, Francisco Morato, Cajamar e Atibaia.

A Secretaria estadual de Educação considera “normal a ocorrência de falhas na aplicação de um exame tão amplo” e garante que os estudantes não serão prejudicados. Mas o sindicato dos professores (Apeoesp) anuncia medidas judiciais contra o exame.

As folhas começaram antes mesmo da aplicação das provas. O Saresp deveria começar em 17 de novembro e terminar no dia 19. Mas problemas ocorridos na entrega das provas às escolas provocaram o adiamento do exame por uma semana.

Em nota divulgada na página da Internet, o secretário estadual de Educação, Paulo Renato, responsabiliza a empresa vencedora da licitação pelo adiamento. Diz a nota: “A medida foi tomada depois que o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), empresa que venceu a licitação para realização do Saresp, avisou à Secretaria de Estado da Educação que não conseguiria cumprir os prazos definidos pelo contrato, inviabilizando a data programada inicialmente.”

Para a Apeoesp, além do desrespeito com toda a comunidade escolar, a equipe da Secretaria da Educação reforça um perfil de desorganização na condução de uma das mais importantes secretarias de Estado.

"Mostra-se, mais uma vez, profunda incompetência para gerir o maior sistema educacional de nosso país com prejuízos a uma imensa parcela da população. Mais um lastimável exemplo da falta de compromisso com a escola pública em São Paulo", disse a presidente da entidade, Maria Izabel Noronha, em seu blog.

Dia do Basta !

Nesta quinta-feira (26), os professores de São Paulo realizam uma grande assembléia denominada Dia do Basta!

Uma das principais reclamações dos professores é em relação à falta de docentes nas escolas e às leis do governo Serra que limitam o reajuste salarial dos professores e complicam o desenvolvimento de um plano de carreira.

"O ano letivo de 2010 não se iniciará se não houver negociação e atendimento das nossas reivindicações – 27,5% de reajuste salarial; 6% de reposição das perdas de 2009; incorporação da GAM e da GG com extensão aos aposentados; fim da política excludente de “promoção por mérito”, diz a nota do Sindicato.

Para intensificar os protestos, a Apeoesp promete buscar a unificação com as entidades do magistério e, como parte do processo de luta, realizará o “bota-fora” de Serra quando este deixar o governo estadual para ser candidato a presidente.

Da redação,
com informações da Apeoesp e site Brasília Confidencial

Nenhum comentário: