domingo, 29 de novembro de 2009

Pré-estreia vira sessão para 'despolitizar' filme de Lula

Também copiado do BLOG DA DILMA.
Visitem este Blog.
Saraiva

Pré-estreia vira sessão para 'despolitizar' filme de Lula

Atores e diretores se esforçam para negar benefício eleitoral para presidente
Julia Duailibi e Ricardo Brandt - Tiago Queiroz/AE
Lula, entre a primeira-dama Marisa e a ministra Dilma, na pré-estreia de 'Lula, o Filho do Brasil' - SÃO BERNARDO DO CAMPO
- Minutos antes da pré-estreia do filme sobre os primeiros 35 anos da vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a equipe de produção de Lula, o Filho do Brasil fazia um esforço conjunto para “despolitizar” a sessão. O próprio Lula, no entanto, se incumbiu de levar a ministra Dilma Rousseff, sua escolhida para disputar a sucessão presidencial pelo PT, para a sessão.
A pré-estreia levou 2.100 pessoas para ver o longa em São Bernardo. A maior parte era formada por sindicalistas, mas além de Dilma estrelas do governo e do PT marcaram presença. Os ministros Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, e Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, além do deputado José Genoino (SP) e do ex-ministro José Dirceu, estavam na plateia. O presidente se emocionou várias vezes durante a sessão. Chorou especialmente em dois momentos - quando Dona Lindu, sua mãe, protagonizada por Glória Pires, morre e no fim do filme. Durante a exibição, houve problemas de áudio, mas foram corrigidos e a sessão não chegou a ser interrompida.
CRÍTICAS - Antes da chegada da comitiva presidencial, atores e diretores que passavam pelo “tapete vermelho” dos antigos estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, se empenhavam em negar que a produção possa trazer benefícios políticos para o presidente e para Dilma. A oposição vem atacando o filme, alegando que a produção é “eleitoreira”, pois será lançada no circuito comercial em janeiro de 2010, ano de eleição presidencial no País. Também questiona o modelo de financiamento do longa, que custou R$ 16 milhões e tem sido financiado por empresas privadas que mantêm contratos com o governo federal. “Ele não é candidato a nada. Não tem nada a ver”, afirmou o produtor Luiz Carlos Barreto, acrescentando que o filme era para ter sido lançado há um ano. “Isso é intriga da oposição.” O ator Rui Ricardo Dias, que interpreta Lula no filme, evitou falar sobre as críticas que a produção vem recebendo. Com uma assessora de imprensa ao lado, ele também afirmou que não gostaria de comentar nenhum assunto relacionado a política. “A questão é quem pega carona no papel de quem. Lula não precisa do filme para nada”, declarou o ator. “Mas vamos falar sobre o filme para não dar margem para politização.”
PARQUE - Antes da sessão, Lula participou da inauguração do Parque dos Direitos da Criança, também em São Bernardo. O espaço recebeu o nome Eurídice Ferreira Mello, a Dona Lindu, em homenagem à sua mãe.
1 comentários Links para esta postagem

Nenhum comentário: