É simples demonstrar o quanto a mídia é parcial em termos de política. Basta comparar os jornais do dia posterior à propaganda do PT veiculada em rede nacional de rádio e tevê no último dia 13 com os mesmos jornais do dia posterior à propaganda pró-Serra no programa do DEM.
Os três principais jornais do país publicaram manchetes críticas e irônicas de primeira página no dia seguinte ao programa petista. Abaixo, as matérias.
Folha NA TV, LULA COMPARA DILMA COM MANDELA
Estadão PT usa seu programa na TV para fazer campanha
Globo Lula compara Dilma a Mandela
Nas páginas internas também foram várias matérias criticando, ironizando e acusando o programa petista.
Correio Brasiliense Dilma e PT são multados
Estadão Petista ”debocha” da Justiça Eleitoral, diz advogado
Estadão Programa fala de luta, sem citar guerrilha
Folha PT relê história e cria o “lulo-dilmismo”
Globo PT usa seu programa na TV para fazer campanha
Já no dia seguinte ao programa do DEM, apenas o Globo deu matéria de primeira página para o “crime eleitoral” da coligação de partidos que apóia Serra.
Globo DEM faz na TV o mesmo que condenou no PT
E foi só.
Nos próximos dias, vamos acompanhar se haverá tantas acusações ao programa pró-Serra quanto surgiram contra o programa pró-Dilma. Vale notar que as críticas e acusações ao programa petista cresceram mesmo a partir do segundo dia posterior à sua exibição.
Contudo, é só para constar porque a diferença de tratamento da imprensa a uma e outra candidatura que já se materializou era amplamente previsível. Vale apenas conferir para que, amanhã, seja possível lembrar deste fato – e a hora de lembrar chegará, fiquem tranqüilos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário