sexta-feira, 28 de maio de 2010

Se todos espalharmos a legalidade, o golpe não vem

O Lauro, faz uns minutos, me pediu para escrever um artigo sobre um dos muitos ótimos posts do Eduardo Guimarães – o mais bacana é que eu nunca conversei com o Edu pessoalmente, nem por e-mail, e as posições que a gente toma assumem total sintonia, em razão dos princípios que nos guiam – no qual ele defende, com a dignidade que tem faltado aos grandes nomes do Direito deste país, que o Judiciário e o MP se comportem com equilíbrio e prudência para que não tisnem, por atitudes e palavras, a normalidade do processo eleitoral. Não sei se você se lembram, mas houve um tempo em que juizes e promotores só opinavam nos autos.

Mas fiquei cá comigo pensando: a gente aqui já está bem ciente disso. Precisamos é ajudar a esclarecer as pessoas que ainda estão sendo iludidas pelo discurso de que o que está acontecendo é “apenas” que o Serra está fazendo é o mesmo que o PT fez com Lula e Dilma.

Alguns devem ter visto que ainda tive forças para, na boca da madrugada, responder a um leitor que tinha entrado nessa.

Então, vou trabalhar agora em algo que nos ajude a provocar a discussão com nossos amigos, colegas de trabalho, escola, no barzinho a que todo mundo tem direito no final de semana.

Daqui a pouco posto, então, um material que cada um pode imprimir e usar para isso.

Este trabalho de formiguinha – cada um de nós é pequeno, mas todos juntos somos uma enorme força – dá resultado.

Quem acompanha este blog sabe que nunca o usei para pedir votos, tanto que mais de 70% dos leitores não são do Rio. Mas acho justo e legítimo usá-lo para pedir a cada um dos 15 mil visitantes que temos nos últimos dias para pedir um ato de amor aos direitos do povo brasileiro, ao direito de todos e a seu próprio direito de votar livremente para Presidente.

É o que podemos fazer e que vamos fazer, em nome de nossos compromissos com a verdade e com a democracia.

E podem crer, é muito pouco para cada um, mas é imenso para o Brasil e para o povo brasileiro.

Nenhum comentário: