segunda-feira, 31 de maio de 2010

UPPS: UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU EM 2008

http://www.conversaafiada.com.br/antigo/wp-content/uploads/2010/03/upp.JPG

Instalada em dezembro de 2008 no Morro Dona Marta, em Botafogo, a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) deu início a uma nova política de segurança, que já se consolidou. O projeto foi concebido para que o poder público retomasse o território dominado por quadrilhas de traficantes ou milicianos.

Depois da favela de Botafogo, as UPPs foram instaladas em outras seis favelas da Zona Sul (Babilônia, Chapéu Mangueira, PavãoPavãozinho, Cantagalo, Tabajaras e Cabritos), além da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, do Jardim Batam, em Realengo, e do Morro da Providência, no Centro.

No dia 7 de junho, será a vez de sete comunidades da Tijuca, que há mais de um mês estão ocupadas pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope): Borel, Casa Branca, Formiga, Indiana, Catrambi, Morro do Cruz e Chácara do Céu. A sede da nova unidade ficará no Morro do Borel e haverá um posto avançado no Morro da Formiga. Até o final deste ano, outras duas comunidades da chamada Grande Tijuca vão ganhar UPPs: Salgueiro e Macacos.

A Secretaria de Segurança quer chegar a 2014, quando o Rio sediará um dos grupos da Copa do Mundo, com 40 UPPs instaladas.

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , , , , Voltar para o início

Do Blog do Favre.

Nenhum comentário: