quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fernando Ferro ataca a Globo e fala do controle da inflação


ABAIXo, a íntegra do pronunciamento desta quarta-feira (24).

Sr Presidente,

Quero aqui fazer uma fala referente ao clima e ao humor que a imprensa do Brasil assumiu nos últimos tempos em relação ao Governo Federal.

Assistimos a uma tentativa de criar um clima de instabilidade econômica e política no País. Refiro-me à chamada inflação do tomate, que foi usada por economistas e por gente da mídia. Inclusive uma decadente dondoca da Globo botou um colar de tomates para falar do preço do tomate. Espero que daqui a alguns dias ela ponha uma melancia na cabeça para ver se aparece melhor. O azar desse grupo é que o tomate já caiu de preço.

Essas pessoas estão apostando na inflação, esse partido da inflação está funcionando. Tanto que alguns discursos da oposição, como o desespero de alguns comentaristas políticos de oposição, insistem em criar um clima de insegurança ou de abrir e armar um debate político nessa base da questão econômica, estão quebrando a cara.

O Governo tem instrumentos para superar essa situação e não vai ser com essas medidas que irão desestabilizá-lo ou criar um clima para favorecer candidaturas de oposição, que se lançam aproveitando essas possibilidades. Até porque me estranha muito quem faz política apostando no mal. Não acredito que seja boa coisa alguém fazer política pensando no mal dos outros. Fazer política imaginando que o outro vai se dar mal. A gente tem que fazer política pensando no bem do povo, no bem do País como um todo, e até fazer a crítica, mas pensando no bem da população.
O que nós estamos vendo é um ato conservador, atrasado e de completa ausência política. E, como vimos, comemoraram há poucos dias uma vitória na Venezuela. O candidato da esquerda ganhou, mas parece aqui no Brasil que perdeu. O que vemos, na realidade, é uma direita — que aqui no Brasil ainda está um pouco acuada, extremamente autoritária e ansiosa para golpear a democracia.

O Governo está indo bem. A população no Brasil sabe disso. Enfrentamos dificuldades no plano internacional, mas temos o controle da economia no País, estamos avançando na democracia. Quem tem saudade dos períodos reacionários da ditadura naturalmente vive de saudade. E eu acho que saudade é um sentimento que a gente cultiva, mas não leva adiante a vida. Temos que olhar para o futuro, olhar para frente. Aqueles que estão mergulhados e perdidos no passado têm que pôr-se em alerta, porque o dia nasce; o sol nasce a cada dia, e a vida se renova, a vida se reconstrói. Até com a morte, que vem para todos nós, a vida se reconstrói.

É por isso que a gente aproveita e aponta um momento como este, para mais uma vez agradecer ao povo deste País. O povo brasileiro não tem entrado nesse discurso derrotista, pessimista que a Rede Globo está fazendo correntemente quanto à inflação.

Hoje é a inflação do sanduíche; ontem era a inflação do tomate. O que é isso? Na verdade, tem a ver com isto: a Globo tinha 60% da verba do Governo em 2003, mas, hoje, está com 44% da verba. Está aí o mau humor da Rede Globo: está perdendo, porque perdeu audiência, perdeu importância na comunicação no Brasil e, naturalmente, perdeu apoio financeiro da publicidade oficial. Daí essa insatisfação, essa raiva e essa tentativa de criar um mal-estar e um constrangimento para o Governo da Presidenta Dilma, mas não vai conseguir.

O povo brasileiro é mais sábio do que esses filósofos de plantão que não compreendem que este país vive uma revolução de crescimento, de cidadania e de democracia, conduzida pelas experiências do Governo do Presidente Lula e agora da Presidenta Dilma. Este é um grande momento da vida deste País, deste continente, do qual nós nos orgulhamos de participar.

Fernando Ferro - PT/PE

Um comentário:

FRANCISCO ALVES DOS SANTOS JÚNIOR disse...

Depois que li "Minha Razão de Viver" do Samuel Wayner e "Chatô, o rei do Brasil" de Fernando Morais, deixei de acreditar na imprensa, falada ou escrita. A TV, então, interessa-me apenas as imagens. Mas gostei do seu blog e das suas idéias. Parabéns!