segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mais de 90% dos jovens de 5 favelas do Rio têm acesso à internet

Pesquisa feita com 2 mil jovens entre 15 e 28 anos, moradores das comunidades da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio; da Rocinha, na zona sul; da Penha, do Complexo do Alemão e de Manguinhos, do subúrbio, apontou que 90% deles têm acesso a internet e às mídias digitais.

O trabalho faz parte do projeto Solos Culturais, criado em 2011, numa parceria do Observatório de Favelas com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e patrocínio da Petrobras.

"Nos cinco territórios mais de 90% dos jovens tinham acesso à internet, e não só acesso, mas um acervo próprio a partir da internet. Os jovens fazem muito download, baixam muito conteúdo cultural de texto, de vídeo e de áudio. O acesso a algumas tecnologias foi capaz de trazer para estes territórios uma produção cultural", explicou o produtor executivo do Solos Culturais, Gilberto Vieira.

A pesquisa foi feita, em 2012, por 100 jovens da mesma faixa de idade, que também moram nas comunidades e participam do projeto Solos Culturais. Eles são chamados de solistas e receberam no sábado (27) os certificados de formação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante um ano tiveram aulas e diversas atividades."Essa formação foi múltipla e variada, por meio de professores da UFRJ, UFF [Universidade Federal Fluminense], pesquisadores e por outros jovens que vieram para colaborar. A maioria dos professores veio das áreas de comunicação, de artes, história, geografia", contou Vieira.

Nenhum comentário: