O que você vê na foto, um jovem
futebolista que, num jatinho disponibilizado por seu clube, faz longa
viagem para defendê-lo no Campeonato Brasileiro, 28 horas depois de ter
atuado num amistoso da Seleção?
Foi assim que a imprensa noticiou,
alguns elogiando a abnegação de Neymar, outros recriminando o
sacrifício que o Santos lhe impôs.
Tudo errado. Na verdade, a foto mostra
um garoto-propaganda no desempenho do seu ofício, conforme esclareceu o
blogue do Milton Neves:
"Neymar veio de jatinho de Estocolmo para Florianópolis não por amor ao Santos ou por pressão de seus patrocinadores que não pagaram a viagem do menino prodígio.
O jogo era algo desimportante pro Peixe, em nada alteraria as doze campanhas publicitárias estreladas e já gravadas por ele na TV e não houve também 'exploração física' de Neymar.
Houve apenas a 'coincidência' da Labace, a Feira Internacional de Jatos Executivos que rola em São Paulo.
Neymar veio em jatinho que seria exposto na feira e que viria vazio 'batendo lata', mas com o compromisso – remunerado ou não – de se fotografar na cama da aeronave, colocar no twitter e gerar o que chamamos no mercado publicitário de 'mídia espontânea'".
Antigamente, cairíamos de pau em cima dos espertinhos e do farsante.
Hoje, com a honrosa exceção do Milton Neves, os coleguinhas só faltou
emoldurarem e pendurarem na parede seu diploma de otário...
No Náufrago da Utopia
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