terça-feira, 25 de setembro de 2012

Soninha já declara voto em Haddad no segundo turno


No debate entre candidatos a prefeitura de São Paulo, na TV Gazeta, realizado na noite de segunda-feira, a candidata Soninha (PPS) entregou o ouro. Disse por três vezes que votará em Haddad (PT) no segundo turno contra Russomanno (PRB).

A declaração acaba "rifando" o tucano José Serra do segundo turno.

Outros pontos altos do debate morno:

Haddad já antecipou o que deverá acontecer no segundo turno e procurou o embate com Russomanno (PRB). Sem ataques pessoais, conseguiu estabelecer a diferença das candidaturas em duas perguntas.

Numa, Haddad mostrou que Russomanno prega o retrocesso ao propor cobrar passagem de ônibus de acordo com a quilometragem do trajeto, o que acaba com o bilhete único, e obrigaria a população que mora nos bairros mais distantes, geralmente de baixa renda, a pagar muito mais caro do que quem mora perto do centro, geralmente de renda mais alta. Noutra pergunta, Haddad mostrou que Russomanno não tinha noção dos custos com suas propostas para a guarda municipal.

Chalita (PMDB) pegou José Serra (PSDB) na mentira. Ao questionar a nomeação de 31 subprefeitos quando Serra ocupou a prefeitura por 15 meses, Chalita disse que Serra distribuiu os cargos a tucanos do interior que haviam perdido a eleição e que nunca moraram na região das subprefeituras. Serra disse que eram só uma meia dúzia de "ex-prefeitos" do interior. Chalita informou que o número correto de "paraquedistas" eram 13.

Paulinho (PDT) cobrou a atuação de Russomanno como deputado, por ter votado contra projetos que beneficiavam trabalhadores e aposentados.

Além da declaração de voto no segundo turno, Haddad conseguiu arrancar de Soninha uma crítica à Serra: ao projeto do tucano alugar 25% dos leitos dos hospitais públicos para planos de saúde privados, o que tiraria um de cada quatro leitos disponíveis para pacientes atendidos pelo SUS.

Serra foi chamado às falas por Giannazi (PSOL) e Chalita (PMDB), que cobraram o tucano pelos maus tratos aos funcionários públicos quando ocupou o governo.

No mais, notou-se que Serra deixou para Soninha atacar Haddad. Ela atacou o governo federal, Lula, Dilma, sem muita eficácia. Só que acabou virando fogo amigo contra Serra, principalmente quando ela declarou voto em Haddad.

Resumindo:

Haddad foi quem encaixou mais propostas, saiu com um inesperado apoio involuntário de Soninha, e mostrou as contradições de Russomanno.

Serra foi o pior. Foi pego na mentira e não convenceu sobre o que falava. Estava irritado, sem conseguir disfarçar o mau-humor, provavelmente nervoso com a pesquisa Vox Populi/TV Bandeirantes, onde ele caiu 5 pontos, e aparece empatado com Haddad. Evitou perguntar a Haddad, fazendo críticas ao petista em perguntas a outros candidatos.

Chalita foi bem articulado, como nos outros debates.

Giannazi aproveitou sua posição de franco atirador, e distribuiu críticas a todos. Paulinho foi o que sempre foi.

Soninha foi fraca nas críticas, começava a ir bem quando falava de propostas, mas não se aprofundou. Teve perguntas em que pareceu fazer jogo combinado com Serra, mas acabou surpreendo mesmo, foi com a declaração de voto em Haddad no segundo turno.

Um comentário:

RLocatelli Digital disse...

Fundamental que o PT e aliados mostrem força nessas eleições, para evitar o golpe de estado em andamento.