quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os preconceitos contra mulheres no comando

20/05/2010 - 09:04

Por alfredo machado

Nassif:

Ontem participei de uma conversa familiar, fato raríssimo. Lá pras tantas, caiu na roda o assunto político e, a partir das diversas opiniões, o pessoal “se soltou” e, então, me deparei com uma situação inesperada, sobre até onde o machismo dos brasileiros, homens e mulheres, será capaz de influir na opção por Dilma Rousseff. Fiquei surpreso, mas, passado o susto inicial, logo percebi a sinceridade dos comentários e, por isto, resolvi ficar em silêncio; fora uma intervenção ou outra, passei a prestar atenção naquele festival das arábias que me estava sendo apresentado ali na mesa.

Dentre outras manifestações, teve homem que não escolhe uma mulher qualquer uma, por questão de princípio, pelo modo como foi criado (??), pois entende que o país não pode ser governado por uma mulher (quase como um “lugar de mulher é na cozinha”); teve outro a alegar que, no caso de algum erro significativo da MULHER DR na função, vai ter muito marido, por reflexo, “descontando” na mulher dentro de casa; teve mulher que alegou não votar em mulher e pronto, sem explicar o porquê; teve outra dizendo que, entre as mulheres que conhece, nenhuma declara abertamente o voto em DR, além de mais algumas outras preciosidades carregadas de preconceito, mas todas, sem exceção, com uma interessante particularidade, a ausência de unanimidade.

Como não consigo conversar com pessoas dispostas a falar com franqueza sobre o assunto, o caso de ontem, como o nível intelectual dos participantes da tal conversa será reconhecido, por qualquer pessoa, como sendo de ótimo padrão (observação isenta, e não por se tratar de meus familiares), e como não vejo nada parecido aqui nesta minha praia, confesso que tudo aquilo me fez refletir bastante sobre um ângulo que, até aquele momento, eu não tinha parado prá pensar, a extensão dos possíveis danos que um arraigado preconceito pode causar, na hora de se escolher uma mulher para a presidência do país.

Autor: luisnassif - Categoria(s): Sem categoria

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: