terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Aliança para o Progresso - Uma lembrança da juventude

Ao ler e publicar a matéria do Blog Tijolaço, HISTÓRIA - Aliança para o Progresso, me veio à mente um fato ocorrido na minha juventude. Estava eu iniciando minha carreira no Magistério quando assumi uma vaga numa escola, no centro da cidade, onde só era frequentada pelas crianças mais pobres. O local era cedido pela Igreja Católica. Só havia uma sala bem grande onde as quatro séries do ensino primário estudavam. Situação muito precária. Na parede central da sala havia um enorme cartaz com duas bandeiras cruzadas, a bandeira brasileira e a bandeira americana. Ao redor das bandeiras, em letras garrafais, estava escrito: ALIANÇA PARA O PROGRESSO.
Um dia perguntei ao padre o significado daquele cartaz. Ele me explicou que a Aliança para o Progresso enviava alimentos para as pessoas pobres no mundo inteiro. Achei uma maravilha!...Com o passar do tempo e ao chegar à maturidade é que fui tomar conhecimento de tudo o que o Blog Tijolaço divulga neste momento. Conheço bem o que se passou, mas, certos nomes, confesso, são desconhecidos para mim. Parabenizo o Blog porque, tenho certeza, muita gente desconhece este lado obscuro da nossa História. O passado não tem a solução para os nossos problemas. Entretanto, tem a experiência vivida, que pode nos servir de norte para não cairmos nas mesmas armadilhas de outrora.

Escrito por Leda Ribeiro - Colaboradora do Blog

Nenhum comentário: